Usuários enfrentaram filas na Estação Pampulha, em BH Mayara Folco/Record TV Minas

A partir desta terça-feira (12), as empresas de ônibus de Belo Horizonte devem aumentar o número de coletivos na cidade e disponibilizar 19.203 viagens nos dias úteis. Porém, usuários do transporte público da capital não notaram diferença e reclamam de lotação nas primeiras horas da manhã.

“Terça-feira era o dia prometido pelo Setra-BH para aumentar os horário. Está aí a situação. O meu ônibus já pulou mais de dois horários. Tudo lotado. É desrespeito com a gente que acorda cedo para trabalhar. O trabalhador já começa o dia estressado”, relatou um passageiro que aguardava o coletivo na Estação Pampulha.

O aumento de viagens consta no acordo firmado entre as companhias e o poder público. Conforme decreto assinado por Fuad Noman (PSD), a prefeitura da capital fez a transferência de R$ 90 milhões referente ao primeiro repasse do subsídio às concessionárias. Assim que o depósito fosse realizado, as empresas precisavam ampliar os horários de coletivos.

Nesta terça segunda-feira (11), o presidente do Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte), Raul Lycurgo Leite, informou que as melhorias seriam notadas pelos usuários de forma imediata. “Com esse aumento de 15% no quantitativo de viagens, isso significa um quantitativo de 2.500 viagens a mais por dia útil. Obviamente, com mais viagens, o tempo de espera será menor e o quantitativo de passageiros em cada veículo será menor também”, afirmou.

A passageira Thayane não sabia da mudança, mas também não notou a ampliação e enfrentou dificuldade para ir da Estação Pampulha até a área hospitalar. “Estou aqui há 20 minutos. Era para passar três ônibus e não passou nenhum. Vou tentar entrar nesse lotado, porque não posso chegar atrasada”, explicou.

Fiscalização

Segundo a administração municipal, a fiscalização do cumprimento da legislação será feita nas ruas e terminais de ônibus por agentes do COP-BH  (Centro Integração de Operações de Belo Horizonte). Usuários do transporte público também podem denunciar problemas através do WhatsApp (31) 98472-5715.

O Setra-BH informou que o aumento foi feito conforme diz o acordo e o novo quadro de horário foi aprovado pela BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte). Segundo o sindicato, nos primeiros dias “acontecem muitos ajustes de demanda em algumas linhas e trechos”. A reportagem também entrou em contato com a Prefeitura de BH e aguarda retorno. 

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *