O ex-governador do DF José Roberto Arruda Andre Dusek/Estadão Conteúdo – 6.5.2010

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça enviou, nesta quinta-feira (26), mais um processo contra o ex-governador José Roberto Arruda (PL) à Justiça Eleitoral. Na ação, ele foi condenado por oferecer dinheiro para uma testemunha mentir em depoimento na operação Caixa de Pandora. Como tem, ao menos, outras duas condenações em segunda instância, Arruda segue inelegível.

Na última sexta-feira (20), André Medonça havia enviado outro processo, também a pedido de Arruda, à Justiça Eleitoral. Nesse, o ex-governador foi condenado por declarar falsamente recebimento de dinheiro para a compra de panetones. Ao decidir, o magistrado justificou que uma ação “guarda iniludível conexão” com a outra.

 

 

“Tínhamos alegado por meio de embargos que o mesmo entendimento da decisão da semana passada também se aplicaria ao caso do Edson Sombra [jornalista a quem Arruda teria oferecido dinheiro para mentir em depoimento]. Diante dos argumentos que levamos ao ministro, ele entendeu que era cabível e determinou a ida para a Justiça Eleitoral”, comentou Catta Preta.

Com a mudança de competência, as condenações de Arruda são anuladas, e as ações voltam a tramitar desde o início.

Arruda tinha pedido à corte que todas as ações relacionadas à operação Caixa de Pandora fossem enviadas à Justiça especializada. Mendonça disse que o requerimento não era viável.

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *