Vacinação infantil contra a Covid-19
Agência Brasil/ Tânia Rêgo

Quase seis meses após o início da campanha de vacinação infantil contra a Covid-19, cerca de 43% das crianças entre 5 e 11 anos não tomaram sequer a 1ª dose no Distrito Federal.  O percentual corresponde a 117 mil meninos e meninas nesta faixa etária.

A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 95% desse público. Outro fator que corrobora para a baixa cobertura vacinal é que os responsáveis não retornaram aos postos de saúde com os pequenos: 28% dos que iniciaram o ciclo vacinal estão com a 2ª dose atrasada.

As crianças com 5 anos ou imunossuprimidas podem receber doses da Pfizer infantil. As que têm de 6 a 11 anos podem tomar a Coronavac. A lista com os postos de saúde onde a vacinação é ministrada é atualizada diariamente pela Secretaria de Saúde. O Vacinômetro informa que há no estoque da Rede de Frios 13.560 doses de Coronavac e 36,2 mil da Pfizer pediátrica. 

No início do ano, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reconheceu a segurança e os benefícios dos imunizantes para esse público. Para que a criança seja vacinada, é preciso o aval dos responsáveis, mas não há necessidade de apresentar prescrição médica. As crianças com comorbidade devem comprovar a condição. Não há agendamento no DF, bastando comparecer a um dos postos.

Pandemia

Apenas em 2022, 62 crianças precisaram de internação hospitalar depois de contrair a infecção. Na manhã desta terça-feira (12), o painel InfoSaúde atestava que 100% dos leitos de UTI públicos pediátricos destinados a pacientes com Covid-19 estavam ocupados. A rede dispõe de 11 vagas: 8 estavam ocupadas e 3, bloqueadas. Em metade dos leitos estão 4 pacientes com menos de 1 ano de vida.  

Desde o início da pandemia, em março de 2020, pelo menos 36,2 mil crianças até 10 anos foram contaminadas pelo coronavírus. Dessas, 10 morreram. Após um período de ascensão, os contágios estão em queda no DF. A taxa de reprodução do vírus está em 0,83, o que indica desaceleração no ritmo de contágios.

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *