Próximo eclipse lunar totalmente visível do Brasil só acontece em 2025
Freepik

Curiosos da astronomia vão poder observar em detalhes o eclipse lunar total, conhecido como “Lua de Sangue”, com o auxílio de telescópios neste domingo (15) na Praça dos Três Poderes. O evento gratuito é organizado pelo Clube de Astronomia de Brasília (CAsB) e vai até as 2h da madrugada de segunda (16). 

Esse eclipse lunar é especial porque, além de ser um eclipse total da lua, será totalmente visível do Brasil. Ainda está previsto um outro eclipse lunar, em novembro, mas ocorrerá durante o dia e, por isso, não será visível no país. O próximo eclipse lunar total durante a noite, e totalmente visível do Brasil, acontecerá só em 2025.

Leia também: ‘Lua de Sangue’: eclipse lunar total poderá ser visto no Brasil neste final de semana

“A partir das 23h as pessoas que estiverem por lá poderão fazer filas nos telescópios para poder observarem a lua através deles. Serão usados os telescópios do Clube de Astronomia de Brasília, que variam em tipo, modelo e tamanhos, por exemplo telescópios dobsonianos, newtonianos, refratores Schmidt-Cassegrain”, detalha o presidente do CAsB, Mateus Félix.

“Hoje é muito importante pra mim que a sociedade tenha essa oportunidade de poder olhar para o céu por um telescópio pela primeira vez e se apaixonar pelas estrelas. O CAsB tem a função social de divulgação científica e a emocional de fazer as pessoas se apaixonarem pelo universo”, diz Félix. O evento durará pouco mais de três horas, encerrando-se às 2h55.

‘Lua de Sangue’

O satélite natural da Terra não ficará totalmente escuro durante o eclipse deste fim de semana. Langhi conta que quando a luz do Sol bate na Terra, a maior parte da luz é bloqueada, por isso que uma sombra atrás do planeta é formada. Porém, a atmosfera, que é uma camada fina de gases na superfície do planeta, permite a passagem de parte da luz.

“Os gases da atmosfera desviam a luz do Sol para dentro do cone de sombra, então existe um pouquinho de luz solar entrando e, por isso, o eclipse não deixa a Lua ficar totalmente escura, ela fica avermelhada”, explica o astrônomo.

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *