Inscritos precisam morar no Brasil e estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio
Mauro Zocchi/EFE/EPA – 06.09.2020

O projeto Jovens Tripulantes abriu nesta segunda-feira (11) inscrições para capacitar interessados em trabalhar em cruzeiros marítimos. No total são 300 vagas para formação gratuita de pessoas em todo o país. Para se canditer é preciso ter entre 18 e 45 anos, morar no Brasil e estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio.

O projeto social oferece preparação por meio de cursos on-line gratuitos. A preparação ocorrerá por meio de uma plataforma de educação à distância para formação de tripulantes de navios, a Deck4. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de agosto pelo site www.deck4.com.br/jovenstripulantes.

A lista final de aprovados será divulgada no dia 17 de agosto, após a conclusão do processo seletivo. As matrículas para os candidatos serão feitas nos dias 18 e 19 de agosto. No dia 20 haverá uma aula inaugural para os selecionados. O curso on-line irá começar dois dias depois.

O curso tem duração de até seis meses. Os alunos irão aprender as principais especialidades de tripulantes de cruzeiros, inclusive inglês. Os professores serão diretores, gerentes, supervisores e tripulantes da área. Haverá ainda aulas e encontros virtuais com profissionais experientes de psicologia e orientação vocacional.

Assim que concluírem os módulos específicos (Jornada do Tripulante, Primeiros Passos do Tripulante, Formação Profissional, Restaurante, Governança, Cozinha, Bar, Saúde & Covid-19 e Introdução aos Métodos de Segurança em Alto-mar), os jovens farão uma avaliação do aprendizado para qualificação à próxima fase.

Uma equipe de orientadores será responsável pela preparação dos alunos para as entrevistas reais de emprego com agências recrutadoras oficiais que representam legalmente as armadoras no Brasil.

O objetivo da capacitação é possibilitar aos participantes a troca de experiências, reconhecimento de aptidões e habilidades para a execução das tarefas que fazem parte do processo de aprendizagem para trabalhar em navios.

Setor em expansão e expectativa de salário

undefined

Segundo o co-fundador da Deck4 e um dos idealizadores do Jovens Tripulantes, Fabrício Brito, essa será a melhor temporada de cruzeiros dos últimos 10 anos, já que a última foi suspensa por conta da Covid-19. Serão inaugurados 32 novos navios no mundo, gerando cerca de 32 mil vagas de empregos.

“São milhares de empregos para os nossos jovens, com salários iniciais a partir de R$ 4.500, podendo chegar a R$ 12 mil, dependendo da função que o tripulante irá exercer a bordo. A maioria dos candidatos não consegue aprovação no processo seletivo por falta de orientação e de qualificação profissional, por isso a importância do Projeto Jovens Tripulantes, que prepara o candidato para o trabalho a bordo”, explica Fabrício.

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *