6 recomendações para manter as mãos limpas e saudáveis

6 recomendações para manter as mãos limpas e saudáveis… Lavar as mãos regularmente ajuda a remover sujeira, detritos orgânicos e inorgânicos e microorganismos que podem se alojar neles e promover doenças. Isso ajuda a prevenir a transmissão de resíduos ou organismos prejudiciais, no entanto, pode dificultar os cuidados com a pele das mãos.

Este hábito deve ser realizado de forma otimizada para garantir resultados, incluindo molhar, ensaboar, esfregar todas as áreas, enxaguar e secar em um ambiente limpo. Desta forma você ajudará prevenir o contágio e propagação de várias doenças , como COVID-19.

No entanto, apesar de seus benefícios, esta prática pode frequentemente faz com que a pele das mãos seque ou crack , que causa desconforto na pessoa que sofre com essa condição, e a obriga a buscar alternativas, como usar água morna ou hidratantes especiais que permitem preservar a saúde sem ficar vulnerável a doenças.

Aprenda como manter a pele das mãos saudável e evitar efeitos adversos lavando-os com freqüência.

6 recomendações para manter as mãos limpas e saudáveis
6 recomendações para manter as mãos limpas e saudáveis

1. Use água morna

Especialistas como a Dra. Daniela Kroshinsky, diretora de dermatologia do Massachusetts Hospital, recomendam que a lavagem das mãos seja feita por um período mínimo de 20 segundos, com sabão e água morna. Também recomenda que o tempo estimado de lavagem seja aproximado para que o funcionário cante “parabéns” duas vezes. A pessoa deve tratar todas as áreas das mãos, incluindo palmas, costas, dedos, entre os dedos, pulsos e unhas.

Por sua vez, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o tempo estimado seja de no mínimo 40 a 60 segundos para garantir resultados efetivos e prevenir a permanência de microrganismos.

Da mesma forma, tanto Kroshinsky quanto o especialista em dermatologia e fundador da London Premier Laser and Skin Clinics, Lucy Xu, concordo que usar água quente para lavar as mãos vai fazer com que sequem e quebrem devido à eliminação de óleos naturais que os protegem de fatores externos, como a água. Portanto, ao lavá-los, é aconselhável usar água morna ou em temperatura ambiente, isso lhe dará bons resultados e não danificará sua pele.

6 recomendações para manter as mãos limpas e saudáveis
6 recomendações para manter as mãos limpas e saudáveis

2. Use sabonetes suaves com propriedades hidratantes

Muitos produtos para lavar as mãos disponíveis no mercado podem ter ingredientes ativos fortes que danificam a pele, fazendo com que ela seque, rache ou comece a descascar.

Especialistas em dermatologistas como Xu e Renée Rouleau recomendam usando sabonetes de consistência cremosa , feito com glicerina e lanolina, e evitando sabonetes em barra , pois possuem aglutinantes com pH alto para manter sua consistência sólida, que geram ressecamento na pele.

Para lavar as mãos, você deve procure sabonetes que não sejam agressivos ou ter ingredientes fortes para a pele. Em geral, os sabonetes líquidos são mais amigáveis ​​e não causam tantos danos às mãos.

6 recomendações para manter as mãos limpas e saudáveis
6 recomendações para manter as mãos limpas e saudáveis

3. Use pomadas nutritivas e hidratantes.

Depois de lavar as mãos, se você não retirar o restante da água usada, pode causar ressecamento da pele. Isso porque, segundo Rouleau, a água da superfície vai atrair a água que está nas camadas internas da pele, evaporando-a e gerando desidratação.

Por este motivo, tanto Rouleau e Adam Friedman, médico e professor de dermatologia no Escola de Medicina e Ciências da Saúde George Washington , concorda que hidratantes deveria estar aplicado nas mãos após cada lavagem.

Como ressaltam, é preferível usar cremes ou pomadas espessos em vez de loções para cuidar da pele das mãos. Estes últimos possuem alto teor de líquidos que favorecem a perda de líquidos na pele. Quanto menos água no creme, melhores efeitos protetores ele terá nas mãos.

Dr. Friedman afirma que cremes ou pomadas hidratantes promovem a restauração da capacidade protetora da epiderme , ajudando a fornecer uma camada de proteção, melhorar a aparência e aumentar o teor de água na pele.

Esses cremes ou pomadas devem ser aplicados periodicamente, principalmente quando você lava as mãos, realiza qualquer atividade que possa ressecar a pele (como exposição a altas temperaturas), antes de ir dormir e quando sentir que suas mãos estão secando ou rachaduras.

4. Use luvas para evitar a desidratação das mãos

Dr. Friedman recomenda que tratamentos especiais ser aplicado com frequência para hidratar a pele . Por exemplo, mergulhe as mãos em um recipiente por pelo menos 5 minutos e, em seguida, aplique um hidratante e luvas por 1 a 2 horas. Isso o ajudará a prevenir a evaporação da água das camadas internas da pele e a promover a absorção de nutrientes.

Por sua vez, a Dra. Xu recomenda umedecendo as mãos com uma pomada ou creme espesso todas as noites e uso de luvas de algodão para evitar a perda de água na pele, permitindo que ela permaneça úmida durante o tempo de descanso, que normalmente é entre 6 e 8 horas.

Usar luvas também pode ajudar proteja suas mãos de fatores externos que podem danificar a pele, como mudanças excessivas de temperatura, lágrimas ou a ação de produtos químicos fortes.

5. Use desinfetantes suaves como substitutos do sabão

Em muitas ocasiões, a pele é tão afetada por rachaduras ou secura que causam desconforto ao tentar lavá-los com água e sabão , por isso será necessário usar temporariamente um desinfetante especial para limpar as mãos sem desidratá-las.
Kroshinsky afirma queO desinfetante é uma alternativa útil para manter as mãos limpas e evitar a permanência de microorganismos ou resíduos; porém, não é recomendável usá-lo antes de comer, manusear alimentos ou utensílios de cozinha, após usar o banheiro ou quando estiverem extremamente sujos. Nesses casos, indica que será necessário lavar as mãos com água e sabão.

6. Use produtos de secagem de mão amigáveis

Após a lavagem das mãos, será necessário retirar o restante do excesso de água para evitar evaporação e desidratação da pele das mãos; Porém, se for feito com materiais rústicos ou de forma violenta, pode causar danos à superfície.

Rouleau recomenda o uso de toalhas de papel ou de pano macio para secar as mãos, que devem ser trocadas em períodos de até 3 dias, para evitar a proliferação e transferência de microrganismos nesses ambientes úmidos e para cuidar da pele das mãos.

6 recomendações para manter as mãos limpas e saudáveis

Recomendações para lavar as mãos

A OMS recomenda seguir uma série de etapas para garantir uma lavagem eficaz das mãos , cuide da pele das suas mãos e remova com sucesso toda a sujeira ou microorganismos que elas possam conter. Para fazer isso, siga estas etapas sequencialmente:

  1. Molhe as mãos com água morna limpa.
  2. Esfregue as mãos com sabão neutro por pelo menos 20 segundos, certificando-se de cobrir áreas como as palmas das mãos, entre os dedos das mãos e dos pés, o dorso das mãos e as unhas.
  3. Certifique-se de remover a sujeira dos dedos, pulsos e superfícies das unhas.
  4. Limpe o sabão das mãos com água morna limpa.
  5. Se a torneira não fechar automaticamente, faça-o com uma toalha de papel descartável ou limpe a superfície com sabão durante o processo de lavagem das mãos.
  6. Seque as mãos com uma toalha de pano limpa e seca ou toalhas de papel descartáveis.

Repita este procedimento toda vez que você lavar as mãos, tentando use entre 40 e 60 segundos para garantir os resultados desejados.

conclusão

A lavagem das mãos é um hábito que ajuda a preservar a saúde das pessoas, reduzindo o contato com resíduos ou microorganismos que podem ser transmitidos e causadores de doenças. No entanto, quando feito com muita frequência, pode levar à desidratação e rachaduras da pele , o que pode causar desconforto.

Para evitar esses efeitos adversos e cuidar da pele das mãos, experimente lavando-os com água morna , sabonetes suaves (de preferência líquidos) e secá-los com pano limpo ou papel toalha descartável (não utilizar por mais de três dias consecutivos).

Da mesma forma, realize periodicamente tratamentos de hidratação nas mãos e use cremes ou pomadas especiais. Isso o ajudará a manter sua pele protegida e saudável.

Veja também: Estrias: confira 4 dicas para prevenir e combater essas marquinhas

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *