Projeto de Reestruturação Urbana da Bacia do Ribeirão Santo Antônio foi o escolhido dentre cinco cidades nacionais. Cidade também foi destaque no quesito sustentabilidade

O Prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, recebeu na noite desta terça-feira, 28, em Brasília, o Prêmio Boas Práticas em Gestão Municipal Maguito Vilela. A premiação é inédita e realizada pela Fundação Ulysses Guimarães e pelo Movimento Democratico Brasileiro (MDB).

Durante o recebimento do prêmio, Vilmar ressaltou os avanços de Aparecida e o crescimento em diversas frentes da administração que se iniciou na gestão de Maguito Vilela em dois mandatos (2009 e 2012), sucedido por Gustavo Mendanha e, atualmente, por Mariano.

“É motivo de gratidão representar Aparecida em um evento tão importante. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, com projetos que impactam a vida das pessoas e que, agora, podem ser replicados em outros municípios do Brasil”, afirmou o Prefeito Vilmar Mariano ao lado da primeira-dama, Sulnara Santana.

A premiação é concedida a gestores municipais do MDB de cidades que tenham realizado ações de interesse público, atendendo os princípios constitucionais, comprovando por meio da apresentação de projetos estruturados, implantados e com resultados mensuráveis. O Prêmio Maguito VIlela busca também inspirar outros agentes públicos, mostrando as melhores práticas nos eixos de desenvolvimento econômico, social, mobilidade e sustentabilidade.

Aparecida foi premiada na categoria Mobilidade, que destacou o Projeto de Reestruturação da Bacia do Ribeirão Santo Antônio. O município ficou à frente das cidades de Arapiraca (AL), Itapetinga (BA) e Monte Horebe (PB). O trabalho premiado de Aparecida contempla a implantação dos eixos estruturantes, que interligam a cidade de Leste a Oeste e de Sul a Norte.

Viveiro Cerrado
Aparecida também foi destaque na sustentabilidade. O Projeto Cidades Verdes (Viveiro Cerrado), encabeçado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do município. Esta ação tem como objetivo propor políticas públicas para integrar o meio ambiente no desenvolvimento do município.

O projeto é responsável pelo cultivo de mudas de plantas nativas do cerrado. As mudas são utilizadas na recomposição de áreas degradadas do município, além de integrar a população nesta causa, com a distribuição gratuita destas mudas em eventos realizados pela Prefeitura.

A biografia de Maguito
Maguito Vilela foi o 13º prefeito de Aparecida e governou a cidade entre os anos de 2009 e 2016. Foi considerado um dos melhores prefeitos da história da cidade por ter asfaltado centenas de bairros, construído dezenas de unidades de saúde e criado vários polos industriais e logísticos, além de outras benfeitorias determinantes para o desenvolvimento do município.

Também já ocupou os cargos de governador, vice-governador, senador, deputado estadual e federal e vereador por Jataí, sua cidade natal. Entre outros cargos públicos, Maguito foi eleito e chegou a tomar posse de forma virtual como prefeito de Goiânia, em 1º de janeiro de 2021, mas morreu dias depois, em 13 de janeiro, vitimado por complicações da Covid-19. Ele tinha 71 anos.

Durante a cerimônia, o Vice-governador e filho de Maguito, Daniel Vilela reforçou o legado do pai na vida pública. “Depois de ser prefeito de Aparecida, meu pai se apaixonou por essa vida do executivo municipal e por isso, se candidatou às eleições de 2020, em que foi vencedor. Esse prêmio é um reconhecimento do legado do meu pai e com certeza, um exemplo inspirador para os líderes do presente e do futuro”, afirmou Daniel.

Presentes
Participaram da premiação o vice -governador Daniel Vilela, o presidente da Federação Goiana de Municípios, Haroldo Naves, presidente do MDB, Baleia Rossi, o presidente da FUG, Alceu Moreira, a deputada federal por Goiás, Marussa Boldrim, além de membros do secretariado municipal.

 

By KRJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *