Saldo orçamental? Governo destaca subida das contribuições sociais

O Estado registou um excedente de 1.177 milhões de euros em janeiro, valor que reflete um decréscimo de 934 milhões de euros face ao mesmo mês do ano anterior. O Governo destaca o aumento das contribuições sociais. 

“As Administrações Públicas registaram, na ótica da contabilidade pública, um saldo orçamental positivo em janeiro, mas inferior ao do primeiro mês de 2023. As contribuições sociais aumentaram 10%, refletindo o dinamismo do mercado de trabalho“, pode ler-se numa publicação da tutela na rede social X (antigo Twitter). 

Já a despesa, explica a tutela, “cresceu 15,7% suportada pelo aumento das prestações sociais a cargo da Segurança Social, das despesas com pessoal, dos juros e outros encargos”.

Em comunicado, o ministério liderado por Fernando Medina assinalou, na quinta-feira, que, apesar de se manter em terreno positivo, o saldo orçamental foi “inferior” ao do primeiro mês do ano passado, o que reflete uma subida da despesa acima da receita, com a receita fiscal a registar mesmo uma quebra homóloga de 8,0%.

“A variação do saldo face a janeiro de 2023 reflete uma ligeira melhoria da receita efetiva de 0,4%”, afetada pela subida de 10,0% das contribuições para a Segurança Social e, em sentido contrário, pela “diminuição da receita fiscal (-8,0%)”, refere o comunicado que antecede a divulgação da síntese da execução orçamental pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).

Leia Também: Saldo orçamental (em janeiro) positivo, mas inferior ao de 2023

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *