Feira oferece dinâmicas de pecuária e expõe cerca de 1 mil animais, em GO


Tecnoshow também traz palestras com temas relacionados ao agronegócio.
16ª edição do evento ocorre entre os dias 3 e 7 de abril, em Rio Verde.
Exposição da Tecnoshow apresenta mais de 1 mil animais, em Rio Verde (Foto: Divulgação/Cristiano Borges)

A Tecnoshow Comigo 2017 terá cerca de 1 mil animais em exposição, além de palestras e dinâmicas de pecuária. A feira, que acontece entre os dia 3 e7 de abril em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, está em sua 16° edição e oferece oportunidades de negócios para expositores de produtos e serviços voltados para o agronegócio.

saiba mais

Tecnoshow espera receber 100 mil visitantes em Rio Verde, GO

Negociações na Tecnoshow 2017 devem movimentar R$ 1,3 bilhão

Mulheres vencem preconceito e se destacam no campo, diz consultor

O coordenador de pecuária da feira e médico veterinário da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais (Comigo), Aurélio Souza Silva, afirmou que entre as atrações do evento estão pavilhões e currais para bovinos, ovinos, baias para equídeos, equinos, além de dinâmicas de pecuária, palestras, e exposição de laboratórios veterinários.

Silva destaca que as dinâmicas com os animais mostram como domar alguns bichos e revelam ao pecuarista técnicas especiais. A doma racional, por exemplo, está entre as práticas ensinadas no evento. O coordenador explica que o processo consiste em dominar um animal bravo, que nunca foi domado, e conseguir colocar a sela nele.
“A doma racional é pegar um animal que nunca teve contato com cabresto, com sela, e selar e montar dentro de algumas horas, de um determinado tempo, tudo na base da psicologia, sem uso de força, sem judiar, sem bater. Tudo é feito na técnica de conhecimento mesmo, que vai da questão de entender o animal e saber o limite dele, do momento que ele vai ter confiança na gente”, explicou.
Outra atividade da programação é o curso de mini-rédea que, segundo o coordenador, é feito com animais que já têm o costume de serem montados. “A dinâmica serve para que sejam exibidas as técnicas de rédea com o animal, expondo material de trabalho [do cavaleiro]”, pontuou.
Além dessas ações, o coordenador afirma que o visitante pode conferir cursos sobre técnicas de ordenha. A programação completa pode ser consultada no site do evento ou por meio do aplicativo da feira para os sistemas Android e iOS.Mostra
O veterinário revela que a feira terá participação de animais de alto valor e bovinos de várias raças, entre elas nelore, braford, canchim, senepol e dorper. Segundo ele, a exposição e venda dos bichos já é uma das atrações tradicionais da Tecnoshow. Um dos maiores animais da feira será um touro nelore  de 1.230 kg. Silva ressalta que o peso médio da raça varia entre 650 e 750 Kg.
O veterinário também da destaque à variedade de raças de equinos da Tecnoshow. Ele lembra que estarão à venda cavalos das raças manga larga marchador, quarto de milha, paint horse, muares, jumentos, piquiras e pôneis.
“Muitos estão a venda, principalmente no pavilhão 2, onde ficam os currais com muitos tourinhos e novilhas. Neste pavilhão, mais ou menos 220 bovinos de diferentes raças podem ser comercializados”, revelou.

Gado da raça nelore exposto na Tecnoshow 2017 pode chegar a 1,2 mil kg (Foto: Divulgação/Aurélio Silva)

Saúde
Conforme o veterinário, a programação também inclui cursos que ensinam o produtor a lidar com animais que estão prenhas e mostra opções de testes eficazes. Entre os métodos abordados estão os ultrassons e exames de sangue.
“Entre as técnicas que vamos focar neste ano estão duas novas de diagnóstico de prenhes de bovinos, uma com um kit feito a partir da análise por sangue, em que o diagnóstico fica pronto com 20 dias, e outra é um ultrassom. Vamos realizar dinâmicas ligadas a esse mercado, que está crescente ano a ano e isso auxilia o produtor no processo de diagnóstico”, pontuou.
O coordenador contou ainda que haverá uma palestra explicativa sobre a vacina RB51, na segunda-feira (3). Ele disse que a aplicação imuniza os animais contra a brucelose – uma zoonose que atinge os bovinos. Se a doença for detectada no animal, ele precisa ser sacrificado.
Segundo o veterinário, a imunização contra a doença é de notificação obrigatória pela Agrodefesa, mae só se aceitava a vacina B19. O órgão, no entanto, está começando a permitir o uso da RB51, dando aos pecuaristas uma nova opção.

Tecnoshow 2017Local: Centro Tecnológico Comigo (CTC) – Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural de Rio Verde, GOData: de 3 a 7 de abrilHorário: entre 8h e 18hEntrada gratuita

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *