Foto: Reprodução/PxHere

Folha Vitória Folha Vitória

Seja no fim de semana ou depois de um dia estressante de trabalho, muitos brasileiros recorrem a um bom drink para relaxar ou a uma cerveja bem gelada para refrescar o calor, que no Espírito Santo costuma ser frequente.

Não por acaso, Vitória está entre as capitais brasileiras que mais consomem bebidas alcoólicas. No ranking nacional, a cidade ocupa o segundo lugar. 

LEIA TAMBÉM: Estudo alerta sobre uso de chás e fórmulas para emagrecer

Segundo dados do Ministério da Saúde, ao todo a capital do Espírito Santo consome cerca de 23,28% do total de bebidas alcoólicas compradas pelas capitais do País. A cidade fica atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, que consome cerca de 25,20%.

Ainda de acordo com o Ministério, a capital que menos ingere bebidas alcoólicas é Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. 

A pesquisa leva em consideração os moradores das capitais brasileiras que consumiram quatro ou mais doses de bebidas alcoólicas, no caso das mulheres, e cinco ou mais doses, no caso dos homens.

Mas, quais os riscos do consumo? 

A psiquiatra Letícia Mameri lembra que é preciso manter um consumo moderado para não ter problemas de saúde. 

“O que a Organização Mundial da Saúde considera um consumo moderado de bebida alcoólica O consumo de uma dose para mulher e duas doses para o homem por dia. Além disso, é preciso dois dias de abstinência na semana”, explica.

LEIA TAMBÉM: OMS confirma 169 casos de hepatite de origem desconhecida 

A médica lembra ainda os riscos de extrapolar na ingestão de álcool pode trazer para o cotidiano das pessoas.

“O álcool é a droga que mais mata no mundo, que tem o maior impacto. A gente tem as mortes diretas causadas por álcool, como cirrose e problemas hepáticos, e temos as causas indiretas, como os acidentes de trânsito e os casos de violência doméstica”, destacou.

*Com informações da repórter Luana Damasceno, da TV Vitória/Record TV.

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *