Mesmo com aumento de casos de Covid, população russa não voltou a usar máscaras YURI KOCHETKOV/EFE/EPA – 15.7.2022

As autoridades sanitárias de Moscou detectaram cinco casos da nova variante Centauro – oficialmente conhecida como BA.2.75 – do SARS-CoV-2, o vírus causador da Covid-19, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

“As amostras foram coletadas em julho na cidade de Moscou. Todos os pacientes apresentam sintomas leves e não foram hospitalizados”, informou a Rospotrebnadzor (agência russa para a defesa do consumidor).

A BA.2.75 é uma variante secundária da Ômicron, localizada recentemente na Índia, mas também na Austrália, Japão, Canadá, Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido, entre outros países, embora ainda pouco se saiba sobre essa linhagem.

O Instituto de Saúde Pública da Holanda (RIVM, na sigla em holandês) também informou no último dia 13 a detecção do primeiro caso da centauro no país. O RIVM observou que esta variante “parece” ser capaz de escapar mais facilmente a proteção acumulada contra o coronavírus do que outras devido a pequenas mutações específicas, embora no momento não pareça mais agressiva.

As autoridades sanitárias russas advertiram hoje para o aumento das infecções por coronavírus no país, onde foram registrados hoje 4,2 mil novos casos, 790 deles em Moscou. 

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *