Alaska Airlines: evacuação após celular incendiado Compdude123 – Wikimedia Commons

O Conselho Nacional de Segurança de Transporte dos Estados Unidos (NTSB – National Transportation Safety Board) emitiu nesta quarta-feira (20) o relatório final sobre o acidente ocorrido a bordo de uma aeronave depois que um aparelho de telefone celular pegou fogo enquanto o avião taxiava.

O NTSB concluiu que a evacuação por meio de uma escorregadeira foi a responsável pelos ferimentos registrados em alguns passageiros. Um deles chegou a fraturar o cotovelo. 

Diz o documento, publicado pelo Aviation Herald: 

“Mesmo que um telefone celular de passageiro superaquecido tenha sido colocado em uma bolsa de contenção de bateria (BCB) pela tripulação de cabine, uma grande quantidade de fumaça permaneceu na cabine com um forte cheiro. Como resultado, o capitão comandou uma evacuação na pista de táxi A local 6A no Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma (SEA), Seattle Washington.”

A ocorrência foi em 23 de agosto de 2021 e envolveu um Boeing 737-900 da Alaska Airlines, registro N479AS realizando o voo AS-751 de Nova Orleans para Seattle, nos Estados Unidos.

A aeronave com 128 passageiros e 6 tripulantes pousou com segurança na pista 34L de Seattle e taxiou em direção ao pátio que cruzava as pistas 34C e 34R.

No momento em que o avião aguardava a entrada no portão, o smartphone de um passageiro se incendiou. A tripulação agiu rápido e extinguiu o fogo. Os restos do celular foram colocados em um saco de contenção.

A fumaça que emanava do dispositivo forçou a evacuação da aeronave por meio de escorregadores.

O aeroporto informou que o Smartphone era um Samsung Galaxy A21. Passageiros foram levados ao hospital para exames.

Em 26 de agosto de 2021, o NTSB informou que classificou a ocorrência como um acidente e abriu uma investigação.

Em 27 de agosto de 2021, o NTSB acrescentou que um passageiro se feriu com gravidade e outros três, ferimentos leves, como resultado do acidente envolvendo um incêndio no solo.

A aeronave retornou ao serviço cerca de 32 horas no solo em Seattle.

By Evelyn

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