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Os benefícios da inteligência emocional no empreendedorismo

Desenvolver a inteligência emocional nunca foi tão importante, em especial no cenário do empreendedorismo.

Sem o conhecimento e compreensão das próprias emoções, é muito mais difícil, ou talvez até impossível, prosperar no mundo dos negócios.

Isso ocorre porque as características comportamentais do empreendedor determinam como ele age diante dos desafios do empreendedorismo e intempéries do mercado. Engana-se quem pensa que apenas o domínio técnico é suficiente para a ascensão de um negócio.

Essas características, tais como resiliência, autocontrole, postura racional, autoconfiança e assertividade, só são possíveis a partir do desenvolvimento da inteligência emocional.

Por isso, neste artigo, vamos entender o conceito de inteligência emocional, seus benefícios no empreendedorismo e, por fim, como desenvolver essa habilidade!

Segue a leitura!
O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é um conjunto de competências e habilidades que, quando estão sob seu domínio, te ajudam a entender, nomear e lidar com suas emoções para usá-las sempre ao seu favor.

Esse conceito surgiu em 1990, a partir de estudos dos cientistas Peter Salovey e John D. Mayer. Em um artigo publicado na revista científica Imagination, Cognition and Personality, os autores apresentaram o conceito, debateram o significado e a função das emoções e apontaram formas de investigar as habilidades sociais e emocionais.

De acordo com Salovey e Mayer, a inteligência emocional compreende a percepção das emoções, uso das emoções, entendimento das emoções e gerenciamento das emoções.

Apesar de ter sido inicialmente discutido em 1990, o termo só se tornou popular em 1995, após ter sido apresentado de forma acessível pelo psicólogo Daniel Goleman, em seu livro “Inteligência Emocional”.

Goleman categorizou a inteligência emocional em cinco habilidades: autoconsciência, controle emocional, automotivação, empatia e relacionamentos interpessoais/habilidades sociais.
Benefícios da inteligência emocional no empreendedorismo

Quando um profissional desenvolve a inteligência emocional e a exercita diariamente, ele se torna capaz de sentir, pensar e agir de forma mais equilibrada e positiva.

No contexto pessoal, os principais benefícios são a redução do estresse e ansiedade no dia a dia, aumento da autoestima e autoconfiança e progresso do autocontrole emocional.

E no mundo dos negócios não é diferente. A inteligência emocional:

● Traz segurança para a tomada de decisões empresariais;
● Ajuda a ter reações positivas diante dos obstáculos e adversidades do mercado;
● Permite tomar decisões mais racionais e separar a vida pessoal da vida no trabalho;
● Aumenta os níveis de produtividade;
● Auxilia na gestão de colaboradores e equipes;
● Desenvolve a capacidade de liderança e autogestão;
● Ajuda a lidar com frustrações;
● Melhora a capacidade de comunicação clara e assertiva.

Dessa forma, os empreendedores com essa habilidade encaram bem os desafios, aproveitam as oportunidades e têm as competências necessárias para atingir sua máxima performance.

Consequentemente, esses profissionais têm maiores ganhos financeiros e alcançam o sucesso profissional mais facilmente.
Como desenvolver a inteligência emocional
Pratique o autoconhecimento e o autocontrole
O autoconhecimento é sempre o primeiro passo. Analise seu comportamento, identifique pontos fracos e pontos fortes e identifique gatilhos para sentimentos negativos. Depois de adquirir a consciência, é importante também aprender a controlar as emoções e evitar a impulsividade.
Conheça e respeite seus limites
Todas as pessoas têm limites emocionais e é importante respeitá-los. Não se force a entrar em situações que te deixam desconfortável e despertam gatilhos para emoções negativas.
Tenha resiliência
A resiliência é um exercício diário que, aos poucos, se torna parte da sua vida e atitudes. Não se deixe abalar por situações que não estão sob o seu controle e mantenha-se firme e focado mesmo em dias ruins.
Assuma a responsabilidade sobre suas ações
Pessoas inteligentes sempre assumem suas responsabilidades. Não coloque nos outros a culpa das suas ações e aceite as consequências das suas escolhas.
Escute os outros
A autorreflexão é fundamental para a inteligência emocional, porém, é importante ouvir a opinião de outras pessoas também. Busque feedbacks dos seus colaboradores, clientes e parceiros e escute verdadeiramente o que eles têm a dizer. Assim, será possível ter insights externos sobre o seu comportamento para melhorar suas atitudes.

Lembre-se de que a inteligência emocional não é um dom, mas uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida!

A compreensão e controle das suas emoções é a chave para o sucesso em qualquer área da sua vida. Por isso, não as esconda e não as deixe de lado.

By Evelyn

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