Em cerimônia realizada no Teatro Renaissance, em São Paulo, Sergio Pompilio tomou posse nesta segunda-feira (25) como novo presidente do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).
Advogado formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e vice-presidente de Relações Governamentais e Políticas Públicas da Johnson & Johnson, ele foi eleito em julho para um mandato de dois anos, de 2022 a 2024.
Em entrevista ao R7, Pompilio disse que o principal desafio da sua gestão é aumentar o diálogo e a cooperação. “É criar uma grande rede de contribuição para que a gente consiga ampliar o impacto da autorregulamentação publicitária no Brasil”, afirma.
O Conar não tem poder de polícia, ou seja, não pode multar, punir ou determinar a retirada de publicidades do ar, seja em qualquer meio de comunicação.
O que acontece é justamente a autorregulamentação, pela qual todas as empresas filiadas concordam em cumprir as regras e princípios determinados pelo Código de Autorregulamentação Publicitária.
Pompilio afirma que esse é o maior trunfo do Conar, já que sua história e credibilidade fazem com que todos concordem com as decisões dos conselhos de ética do órgão.
Um dos principais pontos trazidos por ele é a dificuldade em lidar com os influenciadores digitais, “players” novos no mercado que possuem muito poder de convencimento.
“Evidentemente que excessos acontecem, mas não é exclusividade das plataformas digitais, e é justamente por isso que o Conar existe”, avalia.
Não à toa, 43% dos brasileiros afirmam já terem adquirido algum item indicado por esses influenciadores, o que, de acordo com Pompílio, significa uma questão a ser lidada com “humildade, diálogo e escuta para que consigamos aumentar ainda mais a relevância de um órgão que já é bastante relevante”.
Recentemente, o Conar disponibilizou um guia para que eles tenham consciência dos princípios e regras que regem a publicidade nas redes sociais, o que Pompilio diz ter sido um grande êxito da gestão anterior, de João Luiz Faria Netto.
Porém, ele afirma que a conscientização dos consumidores brasileiros é fundamental para o bom funcionamento dessa dinâmica. “Há espaço para fazer, conversar e dialogar ainda mais. Temos um órgão bastante relevante na publicidade. Quanto mais consciente for o consumidor, melhor para a autorregulamentação“, conclui.
Quanto às eleições, disse não ser motivo de preocupação para o órgão, já que independentemente de qualquer governo, a atuação do Conar segue firme e detentora de grande respaldo e credibilidade diante dos consumidores e das empresas.
O superintendente de Rede da Record TV e vice-presidente de Televisão da ABRATEL (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), André Luiz Duarte Dias que compõe o grupo de Conselheiros da Segunda Câmara do CONAR desde 2017, participou do evento e reiterou a importância da associação e os principais desafios da nova gestão.
“Representar os seus associados, dentre eles a Record TV, sentando-se nos conselhos de ética para acompanhar todos os processos em respeito ao público final, que é o consumidor”, afirma André.
“O maior desafio será a regulamentação da publicidade digital, feita principalmente pelos influenciadores nas plataformas e redes sociais. É encontrar uma solução de como regulamentar esse tipo de publicidade, que é online, rápida e multiplataformas”, conclui.
*É estagiário do R7, sob supervisão de Ana Lúcia Vinhas