Airbus: balanço do primeiro semestre de 2022 Jérome Deulin – Airbus

A Airbus SE reportou resultados financeiros consolidados para o semestre encerrado em 30 de junho de 2022.

“A Airbus apresentou um sólido desempenho financeiro no primeiro semestre de 2022 em um ambiente operacional complexo, com a situação geopolítica e econômica criando mais incertezas para o setor. Os desafios da cadeia de suprimentos estão nos levando a ajustar as etapas de ramp-up da Família A320 em 2022 e 2023, e agora temos como meta uma taxa mensal de 65 no início de 2024. Nossa meta de entrega de aeronaves para 2022 foi atualizada de acordo. Os ganhos e a orientação de fluxo de caixa livre são mantidos, sustentados pelas finanças do primeiro semestre”, disse Guillaume Faury, CEO da Airbus. “As equipes da Airbus estão engajadas com fornecedores e parceiros para atingir uma taxa de produção mensal da Família A320 de 75 em 2025, apoiada pela forte demanda dos clientes.”

Os pedidos brutos de aeronaves comerciais aumentaram para 442 (H1 2021: 165 aeronaves) com pedidos líquidos de 259 aeronaves após cancelamentos (H1 2021: 38 aeronaves). A carteira de pedidos totalizou 7.046 aeronaves comerciais em 30 de junho de 2022. A Airbus Helicopters registrou 163 pedidos líquidos (1º semestre de 2021: 123 unidades), incluindo 14 Super Puma Family e, no primeiro trimestre, recebeu o contrato para o programa de atualização do helicóptero de ataque Tiger MkIII. A entrada de pedidos da Airbus Defence and Space em valor aumentou para € 6,5 bilhões (1º semestre de 2021: € 3,5 bilhões), correspondendo a uma relação book-to-bill de cerca de 1,3. Os pedidos do segundo trimestre incluíram o contrato para entregar 20 jatos Eurofighter de última geração para a Força Aérea Espanhola.

As receitas consolidadas totalizaram € 24,8 bilhões (1º semestre de 2021: € 24,6 bilhões). Um total de 297 (1) aeronaves comerciais foram entregues (H1 2021: 297 aeronaves), compreendendo 25 A220s, 230 A320 Family, 13 A330se 29 A350 (2) . As receitas geradas pelas atividades de aeronaves comerciais da Airbus foram amplamente estáveis. A Airbus Helicopters entregou 115 unidades (1º semestre de 2021: 115 unidades), com aumento de 6% nas receitas, refletindo principalmente o crescimento dos serviços e uma combinação favorável de programas. As receitas da Airbus Defence and Space aumentaram 11%, impulsionadas principalmente pelo negócio de Aeronaves Militares e após a assinatura do contrato Eurodrone em fevereiro. Quatro aeronaves de transporte A400M foram entregues no primeiro semestre de 2022.

EBIT Consolidado Ajustado – uma medida de desempenho alternativa e indicador chave que captura a margem de negócios subjacente, excluindo encargos ou lucros materiais causados ​​por movimentos nas provisões relacionadas a programas, reestruturação ou impactos cambiais, bem como ganhos/perdas de capital da alienação e aquisição de negócios – ficou amplamente estável em € 2.645 milhões (1º semestre de 2021: € 2.703 milhões).

O EBIT ajustado relacionado às atividades de aeronaves comerciais da Airbus ficou amplamente estável em € 2.276 milhões (1º semestre de 2021: € 2.291 milhões). Incluiu o impacto positivo não recorrente das obrigações de aposentadoria registradas no primeiro trimestre, parcialmente compensado pelo impacto das sanções internacionais contra a Rússia, que foi reduzida em comparação com o primeiro trimestre de 2022, após um bom progresso na revenda de algumas aeronaves. O impacto líquido positivo desses dois elementos não recorrentes foi amplamente compensado por uma taxa de hedge cambial menos favorável em comparação com o primeiro semestre de 2021.

No programa A320, a produção está progredindo para uma taxa de 75 aeronaves por mês em 2025, conforme comunicado anteriormente. Dados os desafios atuais da cadeia de suprimentos, a Companhia está adaptando a trajetória de ramp-up e agora tem como meta uma taxa mensal de 65 no início de 2024, cerca de seis meses depois do planejado anteriormente. O primeiro voo do A321XLR ocorreu em junho, representando um importante marco para a entrada em serviço da aeronave, prevista para o início de 2024. Em aeronaves widebody, a Companhia está explorando, junto com sua cadeia de suprimentos, a viabilidade de mais aumentos de tarifas para atender à crescente demanda do mercado à medida que as viagens aéreas internacionais se recuperam.

O EBIT Ajustado da Airbus Helicopters aumentou para € 215 milhões (1º semestre de 2021: € 183 milhões), parcialmente impulsionado pelo crescimento dos serviços e um mix favorável de programas. Também reflete os elementos não recorrentes contabilizados no 1T, incluindo o impacto positivo relacionado às obrigações de aposentadoria.

O EBIT ajustado na Airbus Defence and Space diminuiu para € 155 milhões (1º semestre de 2021: € 229 milhões). Isso reflete principalmente o impairment relacionado ao atraso do lançador Ariane 6, o impacto do aumento da inflação em alguns contratos de longo prazo em todo o portfólio da Divisão e as consequências de sanções internacionais, parcialmente compensadas pelo impacto positivo relacionado às obrigações de aposentadoria registradas no primeiro trimestre.

No programa A400M, as atividades de desenvolvimento continuam para alcançar o roteiro de capacidade revisado. As atividades de retrofit estão progredindo em estreito alinhamento com o cliente. No segundo trimestre de 2022, foi registrado um encargo de € 0,2 bilhão, refletindo principalmente as premissas atualizadas de inflação no contrato de lançamento. Os riscos permanecem na qualificação das capacidades técnicas e custos associados, na confiabilidade operacional das aeronaves, na redução de custos e na garantia de pedidos de exportação no prazo conforme a linha de base revisada.

As despesas consolidadas de P&D autofinanciadas totalizaram € 1.256 milhões (1º semestre de 2021: € 1.262 milhões).

EBIT consolidado(relatado) totalizou € 2.579 milhões (1º semestre de 2021: € 2.727 milhões), incluindo ajustes líquidos de € -66 milhões.

O resultado financeiro foi de € 107 milhões (1º semestre de 2021: € -30 milhões). Reflete principalmente o impacto líquido positivo da reavaliação de alguns investimentos de capital, parcialmente compensado pela reavaliação de instrumentos financeiros, bem como o resultado líquido de juros de € -136 milhões. O lucro líquido consolidado (3) foi de € 1.901 milhões (1º semestre de 2021: € 2.231 milhões) com lucro reportado consolidado por ação de € 2,42 (1º semestre de 2021: € 2,84).

O fluxo de caixa livre consolidado antes de fusões e aquisições e financiamento de clientes foi de € 1.955 milhões (1º semestre de 2021: € 2.051 milhões), refletindo o lucro convertido em caixa. Também incluiu um momento favorável de recebimentos e pagamentos em dinheiro parcialmente compensados ​​por um aumento no estoque. O fluxo de caixa livre consolidado foi de € 1.646 milhões (1º semestre de 2021: € 2.012 milhões). O dividendo de 2021 de € 1,50 por ação, ou € 1,2 bilhão, foi pago no segundo trimestre de 2022, enquanto as contribuições para pensões totalizaram € 0,4 bilhão no primeiro semestre de 2022. Em 30 de junho de 2022, a posição bruta de caixa era de € 21,6 bilhões (final de 2021: € 22,7 bilhões) com uma posição de caixa líquida consolidada (4) de € 7,2 bilhões (final de 2021: € 7,7 bilhões).

A posição de liquidez continua forte, situando-se em € 27,6 bilhões ao final de junho de 2022. Em junho, a Companhia recomprou parte de seus títulos com vencimento entre 2024 e 2028 por um valor total de € 1 bilhão para reduzir a posição de dívida bruta, otimizar o balanço e recuperar a flexibilidade financeira. Em julho, a liquidez foi melhorada através do aumento da linha de crédito sindicalizado rotativo não sacado de € 6 bilhões para € 8 bilhões, enquanto o prazo foi aumentado para 5 anos com 2 opções de extensão de 1 ano. A precificação desta linha beneficiou-se de melhores condições no mercado de crédito e continua atrelada a critérios de sustentabilidade.

Como base para sua orientação para 2022, a Empresa não assume mais interrupções na economia mundial, tráfego aéreo, operações internas da Empresa e sua capacidade de fornecer produtos e serviços.

A empresa agora tem como objetivo entregar cerca de 700 aeronaves comerciais em 2022.
A Companhia mantém sua meta de cerca de € 5,5 bilhões de EBIT Ajustado e cerca de € 3,5 bilhões de Free Cash Flow antes de M&A e Financiamento ao Cliente em 2022.

By Evelyn

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