O Guia Madelyn Eleição 2022 apresenta os candidatos ao cargo de Senador. Em Goiás temos 10 candidatos com ata registrada no Tribunal  Superior Eleitoral.

        As convenções partidárias confirmaram os seguintes candidatos, para a eleição de 2022, que ocorrerá no dia 2 de outubro.

Veja alguns candidatos:

Marconi Perillo (PSDB)

Marconi Perillo

     Natural de Palmeiras de Goiás,  foi governador de Goiás por quatro mandatos. Ex-deputado estadual e federal, foi vice-presidente do Senado entre 2007 e 2010. Em 2018, voltou a concorrer a uma vaga na Casa, mas não se elegeu. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) é um partido político brasileiro de centro e centro-direita. Iniciado em 1988 e registrado definitivamente em 1989, surgiu a partir de uma cisão do PMDB -Partido do Movimento Democrático Brasileiro que mesclava a social democracia.

Delegado Waldir (União)

Delegado Waldir segurando microfone
Delegado Waldir

      Waldir Soares de Oliveira, o Delegado Waldir, tem 59 anos e fez carreira como delegado a partir dos anos 2000 em cidades do entorno do Distrito Federal e em Goiânia. Em 2011, no começo da vida política, ficou 5 meses no cargo de deputado federal, como suplente. Três anos depois, foi eleito como titular na Câmara dos Deputados pelo Paraná. No pleito seguinte, em 2018, se elegeu pelo PSL, então partido de Bolsonaro. União Brasil (UNIÃO) é um partido político brasileiro de centrodireita à direita que surgiu da fusão entre o Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL), aprovada por ambas agremiações em 6 de outubro de 2021. Em fevereiro de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a fusão e conferiu o registro ao novo partido político, que à época contava com o maior número de membros na Câmara dos Deputados.

Alexandre Baldy (PP)

Alexandre Baldy dialogando
Alexandre Baldy

       Baldy tem 42 anos e nasceu na capital goiana, onde se formou em Direito, atuou como empresário e militou em organizações ligadas ao setor produtivo. Em 2011, assumiu a Secretaria de Indústria e Comércio durante o governo de Marconi Perillo. Após essa experiência, se elegeu deputado federal pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) em 2014. Foi ministro das Cidades no governo de Michel Temer, secretário de Transportes em São Paulo. O Partido Progressista é um partido político brasileiro de alinhamento entre a centro-direita e à direita. Formado e registrado definitivamente em 1995, surgiu a partir de fusões entre grupos que tiveram ligação com a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), o partido governista da ditadura militar (1964-1985).

Hemanuelle Jacob (PSOL)

Candidata manuela vestindo uma blusa amarela sorrindo
Manu Jacob

      É professora da rede pública estadual, nasceu em Ceres e tem 36 anos. Além disso, é comentarista na Rádio Bandeirantes e Rádio Sucesso. No pleito de 2020, Manu Jacob concorreu ao cargo de prefeita no ano de 2020. O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) é um partido político brasileiro, fundado em 2004 e registrado em setembro de 2015.

Wider Morais(PL)

candidato Wider Morais vestindo uma blusa azul e sorrindo para foto
Wider Morais

        Wilder Morais tem 53 anos. Em 2007, abriu uma construtora e atuou como empresário do setor. Três anos depois, concorreu ao Senado como suplente na chapa de Demóstenes Torres. Em 2011, Morais chefiou a Secretaria de Estado de Infraestrutura na gestão de Marconi Perillo. No ano seguinte, assumiu a cadeira de Torres quando ele foi cassado por quebra de decoro parlamentar. Candidato pelo Partido Liberal (PL) um partido político anteriormente conhecido como Partido da República, é um partido político brasileiro de direita fundado e registrado oficialmente em 2006.

João Campos(Republicanos)

Joao Campos olhando fixamente para frente e com as mãos apoiadas no palanque
João Campos

     O candidato tem 59 anos, formado em Direito, foi delegado de polícia em Aparecida de Goiânia, e secretário de Segurança de Goiás antes de se voltar para a carreira política, em 2003. Foi eleito deputado federal, cargo para o qual foi reeleito cinco vezes, primeiro pelo PSDB, e depois pelo PRB, antes de a sigla mudar de nome para Republicanos. O partido Republicanos é partido político brasileiro de centro-direita a direita, fundado em 2003 e registrado no TSE em Agosto de 2005.

Euler Ivo (PCdoB)

Candidato Euler Ivo vestindo uma camisa social e realizando um discurso
Euler Ivo

     Ivo, 73 anos é empresário. Durante a ditadura militar, viveu na clandestinidade, pois foi um dos fundadores do PCdoB e esteve envolvido com movimentos armados de oposição ao regime. Em 1979, retornou a Goiás. Três anos depois, Euler foi eleito vereador por Goiânia. Em 1990, foi reconduzido ao cargo. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) surgiu em fevereiro de 1962, é um partido político brasileiro de centro-esquerda à esquerda.

Leonardo Rizzo (NOVO)

Leonardo Rizzo com as mãos apoiadas em uma mesa e sorrindo para a foto
Leonardo Rizzo

 

    Nascido na Cidade de Goiás (GO), tem 66 anos, é graduado em Ciências Econômicas, trabalhou como corretor de imóveis até abrir a própria empresa. Também foi presidente do time de futebol Vila Nova. Candidato pelo Partido Novo é um partido político brasileiro de direita fundado em 2011 e registrado oficialmente em 2015. Dentre os posicionamentos do partido, recebeu destaque a não utilização de dinheiro público.

  O Portal Madelyn News estará disponibilizando informações sobre os principais cargos nessa eleição de 2022. Fiquem de olho nas notícias e fiquem por dentro de tudo.

Veja também: https://madelynnews.com.br/marconi-diz-que-pretende-conversar-muito-com-gustavo-mendanha/

Candidatos ao Governo do estado de Goiás.

By Bruna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *