Foto: KBoutdoors/ Pixabay

Folha Vitória Folha Vitória

O ano de 2022 é marcado pelos inúmeros fenômenos que acontecem no céu. Este ano já teve chuva de meteoros e passagem de cometa e, no próximo domingo (15), mais um fenômeno ficará visível a olho nu: o eclipse total da lua.

O físico responsável pelo planetário da Universidade Federal do Espírito Santo, Sérgio Bisch, explicou que o eclipse lunar acontece durante a madrugada e poderá ser observado a olho nu no Espírito Santo. Para isso, basta que o tempo não fique nublado.

No evento conhecido como “lua de sangue”, a lua cheia será totalmente encoberta pelo sol. O eclipse deve durar cerca de duas horas e meia e terá o auge pouco depois da meia noite. A próxima lua de sangue só deve acontecer em 2029.

LEIA TAMBÉM: Conjunções entre Lua e planetas acontecem nos próximos dias. Confira as datas!

O monitor do observatório astronômico da Ufes, Lucas Monteiro, contou que o espaço vai abrir ao público e permitir que os capixabas acompanhem o fenômeno de perto por meio de dois telescópios. “Domingo é especial. Vamos abrir das 20h às 00h30”, disse.

A também monitora do espaço, Amanda Fassarella, adiantou que um terceiro equipamento, o mais sofisticado, será conectado a um computador para transmitir o eclipse pela internet. Dessa forma, quem não puder ir ao local, poderá acompanhar pela internet.

LEIA TAMBÉM: Estudante capixaba é premiada em evento internacional de astronomia e astrofísica

No fim do mês, outro fenômeno também deve marcar presença no céu. O “clima” lá no espaço vai provocar uma chuva de meteoros.

*Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV.

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *