Ômicron em Goiás: duas mulheres de Aparecida testaram positivo para a nova variante do coronavírus

Duas mulheres que moram em Aparecida de Goiânia e que não estiveram no  exterior, testaram positivo para a Ômicron, a nova variante do coronavírus. A diretora de Avaliação de Políticas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida, Erika Lopes, falou sobre os casos identificados pelo programa de sequenciamento genômico da SMS.

Segundo a diretora, as duas mulheres testaram positivo para Covid-19 nos dias 8 e 9 de  dezembro, e informaram que tiveram contato com um casal de missionários que vieram de Luanda, na África. Após investigação da SMS, descobriu-se que o casal desembarcou em Guarulhos – SP, no dia 3 de dezembro, mas os testes para Covid-19 deram negativo.

“Eles não apresentaram sintomas da Covid e vieram para participar de um evento religioso em Goiânia, na Capital”. Erika explicou ainda que devido a esse contato, mesmo o casal não tendo apresentado sintomas e o teste ter dado negativo, a SMS decidiu fazer o sequenciamento do genoma para afastar qualquer dúvida e o resultado deu positivo para a variante Ômicron.

“O sequenciamento é importante para conhecermos o padrão de dispersão e evolução do vírus. Ele faz a análise completa do genoma desse vírus e nos diz as informações que ele carrega. A partir dessas informações das características desse vírus, a evolução epidemiológica, a gente consegue fazer uma correlação e saber se essa variante consegue trazer um impacto para o cenário epidemiológico, ou seja, se pode trazer mais complicações e mortes”.

Erika Lopes falou sobre o estado de saúde das pacientes com a variante Ômicron: “Essas pacientes estão em isolamento domiciliar, estão agora no sétimo e oitavo dia de evolução da doença, com sintomas leves, estão sendo acompanhadas pela Central de Telemedicina. Os familiares também estão em quarentena, no primeiro momento testaram negativo, mas outros testes serão aplicados ao longo desse período, para que a gente confirme se eles também se contaminaram ou não”.

A Secretaria de Saúde de Aparecida recomenda para todas as pessoas que participam de qualquer evento, seja particular, religioso, esportivo, shows, que na medida do possível, mantenham o distanciamento social, usem máscaras e sobretudo, se vacinem! 

Goiás incentiva agricultor a utilizar bioinsumos

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *