Variante do vírus da Influenza, H3N2 já circula em Goiás

Variante H3N2 do vírus da influenza já circula no Estado (Foto: reprodução/Catraca Livre)

 

O Estado de Goiás precisa se preocupar com outro vírus, além do coronavírus, o responsável pela Covid-19, que fez a Organização Mundial da Saúde declarar pandemia no mundo, em março de 2020. A variante H3N2 do vírus da influenza, já circula no Estado e causa preocupação.

Estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo tiveram aumento significativo no número de casos e a situação já é tratada como epidemia de gripe. Segundo a Superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, o estado de Goiás não registrava casos de influenza desde abril de 2020. 

“Há mais de um ano não registrávamos vírus da influenza, mas voltou a aparecer. Detectamos a circulação do H3N2, que tem provocado surtos em alguns estados do Brasil. Em Goiás, o risco de surto é iminente”, disse. 

Os casos da nova variante estão sendo identificados e monitorados pela Secretaria de Estado da Saúde. Toda semana, cinco sentinelas avaliam amostras de pessoas que procuram unidades de saúde com síndrome viral. De acordo com Flúvia Amorim, esse monitoramento consegue levantar informações para saber quais tipos de vírus estão em circulação no território goiano, além de auxiliar na produção de vacinas.

Para se proteger da nova variante do vírus da Influenza, a superintendente recomenda o uso de máscara, higienização das mãos e vacinação contra a gripe.

Arroz com pequi

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *