Tendo em conta a época natalícia e os muitos brinquedos oferecidos aos mais novos nesta altura, a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) recorreram às redes sociais, esta segunda-feira, para deixar alguns conselhos para que as crianças possam brincar em segurança.

No caso de bebés e crianças até aos três anos, devem ser escolhidos “brinquedos macios, leves, resistentes, laváveis e sem peças pequenas que possam soltar-se e ser engolidas ou aspiradas para os pulmões (rodas, olhos, cabelos, enchimento de peluches…)”.

Os brinquedos ou peças “não devem ser menores que 3,2 cm, ou 4,5 cm se forem esféricos ou semiesféricos (berlindes, bolas, ovinhos, etc)”, nem devem ter “fios ou cordões maiores que 22 ou 30 cm, dependendo da idade da criança, que possam causar estrangulamento”.

Outro conselho é verificar se o brinquedo “não tem pontas aguçadas ou bordos cortantes e [se] as pilhas estão guardadas num compartimento próprio, que só pode ser aberto com uma ferramenta”. Atenção redobrada “às pilhas botão”.

Além disso, todos os brinquedos “têm de ter a marcação CE e a indicação do nome e contactos do fabricante e representante”. “Se for o caso, a informação de que não se adequa a crianças com menos de 3 anos tem de estar presente”, alertam.

Caso tenha dúvidas “se um brinquedo é seguro ou genuíno e se cumpre a legislação aplicável, pode reportá-lo à ASAE ou à Direção Geral do Consumidor”.

Leia Também: LBP repudia agressões a bombeiros e GNR durante socorro na noite de Natal

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *