Os termômetros em Belo Horizonte atingiram 10,7°C às 06h deste domingo (22). A informação foi divulgada pela Defesa Civil de Belo Horizonte. A previsão é que a temperatura máxima registrada neste domingo seja de 24°C.

Frio deve continuar intenso até a próxima quarta-feira (25) Reprodução / Record TV Minas

Ainda segundo a Defesa Civil, neste domingo, a previsão é de céu claro e temperatura baixa ao longo do dia. A umidade relativa mínima do ar ficará em torno de 30% a tarde.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o frio intenso deve continuar em Belo Horizonte até, pelo menos, a próxima quarta-feira (25). 

Recorde de frio

Nesta quinta-feira (19), BH foi a capital mais fria do Brasil, chegando aos 4,4ºC, a temperatura mais baixa registrada em um mês de maio desde o início da medição, em 1961. Na sexta-feira (20), os termômetros marcaram 6,4ºC e a sensação térmica chegou a -9,2ºC. Os dois dias foram os mais frios do ano.

Próximos dias

De acordo com o Climatempo, em Belo Horizonte, a previsão do tempo, para esta segunda-feira (23), é de minima de 11°C e máxima de 24ºC. Na terça-feira (24), a temperatura mínima deve ser de 12ºC e a máxima chegará a 26ºC. Na quarta-feira (25), a previsão também é de mínima de 12ºC e máxima de 26°C. Na quinta (26), a previsão é de mínima de 13ºC e máxima de 26ºC e, na sexta-feira (27), a temperatura deve subir um pouco, com mínima de 15ºC e máxima de 25ºC. Não há previsão de chuva para a capital mineira para esta semana.

Massa de Ar Polar

A queda na temperatura se deve a uma massa de ar polar que está passando pelo Brasil. O meteorologista Claudemir Azevedo explicou que é comum que massas de ar frio passem pelo país nessa época do ano, no entanto, a intensidade está atípica: “geralmente essas massas de ar são mais intensas em junho e julho, durante o inverno” esclareceu.

Segundo o meteorologista, essas massas de ar, além de derrubarem as temperaturas, dificultam a formação de nuvens, o que explica a ausência de chuva durante esse período. Além disso, ele também reforçou que essa onda de frio não é um indicativo preciso de que o inverno será pior, mas é o esperado: “normalmente, o período de inverno é frio, a probabilidade maior é que faça mais frio” disse.

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *