Lançado no Brasil no mês passado, o BYD HAN EV teve todas as 50 unidades do primeiro lote reservadas. O modelo, que é vendido por R$ 539.990, vem equipado com motorização elétrica de 494 cv. Além do sedã, a marca já vende por aqui o TAN EV, que é um crossover também 100% elétrico.
Em relação ao visual, o BYD HAN EV tem um design arrojado, uma vez que não há uma ampla grade de entrada na dianteira, mas com uma barra cromada que une os faróis afilados. O capô é longo e sem vincos, o que confere esportividade. Já a traseira tem amplos faróis que sobrepõem a tampa do porta-malas. As rodas são de liga leve de 19 polegadas. O interior traz um painel de instrumentos de 12,3 polegadas e central multimídia tem tela giratória de 15,3 polegadas, que pode ficar disposta na vertical ou na horizontal.
O BYD HAN EV vem equipado com dois motores elétricos, sendo que um é colocado no eixo dianteiro com 222 cv e outro na traseira com 272 cv. Juntos conferem 494 cv com 69,34 kgfm de torque. A tração é nas quatro rodas. Segundo a fabricante, o sedã elétrico pode fazer de zero a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e atingir a velocidade máxima de 186 km/h. A bateria tem 76,9 kWh, o que confere uma autonomia de 500 km no ciclo NEDC. Também é possível carregar de 30% a 80% em apenas 25 minutos, sendo que em apenas 10 minutos em uma recarga rápida pode conferir autonomia de 135 km.
A BYD ainda colocou no HAN EV identificação e proteção de pedestres com aviso de permanência de faixa, piloto automático adaptativo, aviso de colisão, sistema de som com 12 alto-falantes, câmeras de 360 graus, sete airbags, volante com ajuste elétrico, bancos dianteiros elétricos e traseiros com aquecimento e ventilação, sistema de auxílio à condução DiPilot, entre outros equipamentos.
*Em colaboração Felipe Salomão