Os britânicos já doaram 60,3 milhões de libras (cerca de 67,6 milhões de euros) às instituições que estão a apoiar as operações de resgate na Turquia, anunciou este domingo o Comité de Emergências em Desastres do Reino Unido.

O valor foi atingido em apenas três dias.

À Sky News, o diretor da organização, Saleh Saeed, disse que “o apoio em torno do país em estádios, nas ruas e nas comunidades é um exemplo da incrível compaixão e generosidade do povo britânico”, acrescentando que está “incrivelmente grato”. 

Saeed salientou que “o desejo de ajudar” está a demonstrar-se por parte das pessoas, perante as imagens que chegam do desastre na Síria e na Turquia.

O comité, explica a Sky News, é uma organização que reúne várias instituições de caridade e ajuda a gerar fundos mais rapidamente em altura de crises e desastres naturais.

Christine Allen, diretora de uma das instituições abrangidas pelo comité, também elogiou a solidariedade do povo britânico, e apelou que fossem criados mais corredores humanitários para ajudar os sírios afetados pelo terramoto.

Allen, da Agência Católica para Desenvolvimento Estrangeiro, contou que as organizações não-governamentais de apoio humanitário estão a ter dificuldades em fazer chegar donativos e alimentos à Síria, devido à guerra que assola a região há mais de onze anos.

“Como agências internacionais, não temos uma posição política, apenas queremos que a ajuda chegue”, reiterou.

Segundo o último balanço das autoridades, já foram registadas mais de 33 mil mortes na Turquia e na Síria, na sequência do sismo de 7,8 na escala de Richter que abalou os dois países, e da forte réplica de 7,5 que se seguiu.  

Leia Também: Número de mortos ultrapassa os 33 mil após sismo na Turquia e Síria

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *