Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Folha Vitória Folha Vitória

Pela quinta semana consecutiva, o Espírito Santo registra aumento no número de novos casos de covid-19. Em entrevista para a rádio Pan News Vitória, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, disse que os casos saltaram de 322, na semana epidemiológica 16, quando foi contabilizada a maior queda na curva de registros, passando para 1.706 na semana passada e 958 casos até esta quinta-feira (26), SE 21, que só termina no sábado (28).

“Há cinco semanas que a gente vem verificando o aumento de casos. A taxa de transmissão ainda está abaixo de 1. Esse aumento não reflete em uma alta nas internações e nem nos óbitos”, destacou Reblin.

Por causa disso, o subsecretário disse que a recomendação da secretaria é a do uso de máscaras, principalmente entre pessoas que, por conta de alguma vulnerabilidade, se tornam mais suscetíveis a infecções mais graves.

LEIA MAIS: >> Covid-19: ES terá um mutirão de vacinação por mês até fim do ano

Ainda de acordo com Luiz Carlos Reblin, essa sugestão nunca foi abolida. Inclusive, segue obrigatória nos serviços de saúde e nas instituições de longa permanência para idosos. “(…) Os demais públicos, hipertensos, diabéticos e imunossuprimidos, a orientação é continuar usando a máscara. Ela deixa de ser obrigatória, de maneira geral, mas segue recomendada”, disse.

Foto: Sesa/Divulgação

Folha Vitória

Folha Vitória Folha Vitória

Luiz Carlos Reblin, subsecretário de Vigilância em Saúde – ES

Ainda diante do crescimento de casos positivos de covid-19 no estado, a secretaria não prevê nenhuma alteração na obrigação da máscara para qualquer ambiente.

O subsecretário lembrou que trata-se de um período sazonal para doenças respiratórias. Em épocas de temperaturas baixas, tradicionalmente, aumenta a transmissão de vírus e bactérias que levam à estas doenças.

“Está acontecendo no Brasil inteiro (aumento de casos de covid-19). Não é específico de uma região. A própria covid demonstra entre dois e três meses entre a queda e o aumento de curvas. O que estamos verificando é que ele é muito menor que os aumentos anteriores”, pontuou.

Saúde recomenda testagem diante de sintomas gripais e vacinação

Durante pronunciamento no último dia 17 deste mês, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, destacou que o Espírito Santo tinha mais de um milhão de pessoas aptas a receberem as vacinas com doses em atraso.

“Temos 1,4 milhões de capixabas com a segunda ou terceira dose em atraso. A cobertura vacinal vem apresentando um resultado esperado no controle da pandemia. A quantidade dos capixabas com vacinação atrasada pode representar um risco muito grande de padrões não conhecidos”, afirmou.

Para Reblin, é fundamental que a população faça o teste diante de qualquer sintoma que tenha característica de infecção por vírus. “Dor de cabeça, indisposição intestinal, febre, tosse, coriza. A primeira investigação que o profissional de saúde ou cidadão deve realizar é o teste”, enfatizou. 

Os postos de testagem, de acordo com o subsecretário, continuam funcionando no estado inteiro, inclusive em na Grande Vitória. “As pessoas não devem minimizar a suspeita. Testar é fundamental para ir reduzindo a transmissão da doença”, concluiu Reblin.

Veja a curva de crescimento de casos de covid nas últimas 5 semanas no ES

Semana Epidemiológica 21: 958 até está quinta;
Semana Epidemiológica 20: 1.706 casos;
Semana Epidemiológica 19: 895 casos;
Semana Epidemiológica 18: 589 casos;
Semana Epidemiológica 17: 475 casos;
Semana Epidemiológica 16: 322 casos (segundo Reblin, quando foi registrada a maior queda da curva)

LEIA TAMBÉM: >> ES registra crescimento no número de casos positivos de covid-19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *