Países europeus desperdiçaram mais de 240 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 Amir Cohen/Reuters/Arquivo

Mais de 620 mil doses de vacinas contra a Covid-19 fabricadas pela empresa americana Moderna serão destruídas na Suíça por terem ultrapassado sua data de validade, informou nesta quinta-feira (26) a emissora de TV suíça RTS.

Cerca de 200 mil doses foram bloqueadas pelas redes sanitárias e as 420 mil restantes faziam parte do contingente farmacêutico do exército suíço, informou.

A RTS advertiu que um grande número de vacinas adquiridas pelo país pode sofrer o mesmo destino, já que os últimos dados disponíveis indicam que existem 7 milhões de doses não administradas nos armazéns do exército.

O país também contratou com empresas farmacêuticas mais 34 milhões de doses para todo o ano de 2022, número que muitos consideram excessivo para uma nação de 8 milhões de habitantes.

Ao mesmo tempo, a demanda por vacinas contra a Covid-19 caiu significativamente nos últimos meses em território suíço, e atualmente apenas cerca de 1,2 mil são administradas diariamente em todo o país.

Até 15 milhões das doses excedentes poderiam ser doadas ao programa Covax, com o qual a OMS (Organização Mundial da Saúde) e seus parceiros redistribuem vacinas para países em desenvolvimento.

Estima-se que pelo menos 240 milhões de doses de vacinas contra a Covid acabaram expirando nos países desenvolvidos durante a pandemia, segundo estudo publicado no mês passado pela empresa de análise de dados de saúde Airfinity.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *