Ciuca reafirmou esta posição perante o país vizinho, durante conferência de imprensa em Bucareste, após um encontro com o seu homólogo moldavo, Dorin Recean, na primeira deslocação oficial do novo chefe de Governo, que tomou posse no mês passado.

“Assegurei o apoio indiscutível da Roménia ao respeito da soberania e da integridade territorial da Moldova dentro das suas fronteiras reconhecidas internacionalmente”, disse Ciuca.

O primeiro-ministro romeno referiu-se às tentativas da Rússia de desestabilizar a Moldova e pediu à UE que apoie o novo Governo para que este possa enfrentar a situação, depois de reiterar o seu apoio à integração da nação na UE.

Os dois líderes também discutiram a questão da interligação dos sistemas elétricos de ambos os países, o que contribuirá para a independência energética da Moldova.

Por sua vez, Recean lembrou que o fornecimento de eletricidade da Moldova foi profundamente afetado após a invasão russa da Ucrânia e agradeceu o apoio da Roménia neste setor.

A Moldova, uma ex-República soviética, está a negociar a entrada na UE, sem considerar, para já, uma candidatura à adesão à NATO.

Leia Também: Wizz Air suspende voos para a Moldova por motivos de segurança

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *