De acordo com a codiretora do Departamento de Artes Performativas da empresa municipal Ágora para a área da Cultura Cristina Planas Leitão, trata-se de uma obra a destacar na programação, porque “traz um discurso mesmo muito importante”.

Na cultura afro-brasileira, os “encantados” são entidades animadas que navegam entre céu e terra, dunas e rochas, transformando-os em lugares sagrados, e são “estas forças misteriosas, intimamente ligadas à natureza, que estão na base deste espetáculo”.

‘Encantado’, de Lia Rodrigues, será apresentado na Culturgest, em Lisboa, a 15 de abril.

Na apresentação do programa da edição deste ano do festival, que decorreu hoje no Teatro Municipal Rivoli, no Porto, foi ainda destacado o espetáculo ‘Neighbours’ de Brigel Gjoka, Rauf ‘RubberLegz’ Yasit & Rusan Filiztek.

A 7.ª edição do DDD conta ainda, entre outros, com a estreia nacional de ‘Thank You For Coming: Space’, de Faye Driscoll, um rito de passagem partilhado, numa invocação dos poderes transformadores da presença e da ausência; ‘ARA! ARA!’, de Ginevra Panzetti & Enrico Ticconi (que também será apresentado no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra).

A coreógrafa Tânia Carvalho está presente em dose dupla com ‘versa-vice’ e ‘Madmud’, no qual a também intérprete “destila uma fluidez cativante, onde pairam ondas de melancolia e tumultos tenebrosos, através da voz e do piano”.

A destacar conta-se ainda ‘NEBULA’, onde Vania Vaneau aborda o corpo humano na sua relação com a natureza como “um encontro de campos de força num contexto pós-apocalíptico, uma espécie de arqueologia do futuro”.  

Da programação fazem ainda parte ‘Pai para jantar’, de Gaya de Medeiros (também apresentado no Teatro José Lúcio da Silva, de Leiria); ‘Never Odd or Even’, de Sofia Dias & Vítor Roriz / Filiz Sizanli e Mustafa Kaplan; ‘Muyte Maker’, de Flora Détraz / Compagnie Pli; ‘Pechisbeque’, de Ana Isabel Castro; ‘O Elefante no Meio da Sala’, de Vânia Doutel Vaz; e ‘A Sagração da Primavera’, do Teatro Praga & Dois Pianos e Percussões da Metropolitana, a partir do bailado de Stravinsky originalmente coreografado por Nijinski.

No dia 22, o TMP Café (café do Teatro Municipal do Porto) recebe a festa organizada pela artista multidisciplinar Odete, com a participação de Keyla Brasil, Meldaspêras, som flores + girlflux e Soundpreta e, no dia 29 de abril, depois do ‘Art Liberates Ball’, este ano no Coliseu, haverá ‘after party’ no TMP Café com a DJ Leo Soulflow.

Na habitual parceria com o Balleteatro, o DDD Corpo + Cidade, vai estrear, na Avenida dos Aliados, ‘B Girls’ de Max Oliveira, onde quatro B-girls fazem “uma intervenção urbana, entendendo e evocando um espaço criativo onde o feminino é voz, corpo, som e ordem/desordem”, explicou por seu lado a diretora do Balleteatro, Isabel Barros, na sessão de hoje.

No âmbito desta parceria, a Casa da Arquitectura, em Matosinhos, estreia ‘RITUAL DA VIDA’, de Bouziane Bouteldja/DANS6T.

Na Estação de Metro de São Bento vai poder ver-se ‘escrita | da atenção pluriprisma’, de Flávio Rodrigues e, nos Varais da Afurada, ‘Pondo rezas nos lábios’, de Isabel Barros & Carlos Guedes. No Parque da Cidade do Porto, será apresentado ‘WHAT TOOK YOU so long?’ de Maurícia – Neves.

‘Crossing Spaces / Living Bodies II’, que junta Jorge Gonçalves a um coletivo da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), estará na Alameda das Fontainhas.

De forma a “criar conexões mais fortes” ao ritmo do festival, acontece pela primeira vez o programa 3D [Difusão, Disrupção e Discurso] que pretende promover momentos informais de encontro e contacto com novas criações artísticas.

Os espetáculos serão distribuídos por 14 palcos do Porto (Rivoli, Campo Alegre, CAMPUS Paulo Cunha e Silva, Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Coliseu Porto Ageas, Palácio do Bolhão, Estação de Metro de São Bento, Avenida dos Aliados, Alameda das Fontainhas, Parque da Cidade), por Matosinhos (Teatro Municipal de Matosinhos (Constantino Nery, Casa da Arquitectura) e de Gaia (Auditório Municipal, Afurada).

A programação integral pode ser consultada no ‘site’ do Dias da Dança.

Os bilhetes para os espetáculos do festival podem ser adquiridos a partir de hoje na bilheteira central do DDD, no Teatro Rivoli, nas bilheteiras dos respetivos espaços de apresentação, e online na plataforma BOL (ddd.bol.pt).

Leia Também: Sintra recebe espetáculo de dança em homenagem a José Saramago

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *