Confiança do comércio figura aos 85,9 pontos EFE/EPA – Kim Ludbrook – 18.08.2020

O ICOM (Índice de Confiança do Comércio) recuou 0,9 ponto em abril, de 86,8 para 85,9 pontos. Trata-se da segunda queda consecutiva do indicador, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (28) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Apesar da queda mensal, o índice soma o segundo resultado positivo na comparação trimestral, depois de um intervalo de seis quedas, com variação de 0,3 ponto no período compreendido entre os meses de fevereiro e abril.

Para Rodolpho Tobler, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), a piora do otimismo aconteceu com composição muito parecida com a do mês anterior, puxado pela queda das expectativas em relação aos próximos meses.

“Para os próximos meses, o cenário ainda parece incerto, dado que as perspectivas dos empresários sobre vendas, tendência dos negócios e emprego são de queda, o ambiente macroeconômico complicado e a confiança dos consumidores oscilando em patamar baixo”, afirma Tobler.

Em abril, houve queda em dois dos seis principais segmentos do setor. O resultado negativo no mês foi influenciado novamente pela piora do IE-COM (Índice de Expectativas), que caiu 6,8 pontos, chegando a 79,6 pontos, menor patamar desde março de 2021 (70,2 pontos). Já o ISA-COM (Índice de Situação Atual) subiu 5,3 pontos, ao passar de 87,6 pontos para 92,9 pontos, maior nível desde outubro de 2021 (95,3 pontos).

Desde o final de 2021, a piora da confiança do comércio vinha sendo influenciada por quedas consecutivas sobre a situação atual, segundo os dados apresentados mensalmente pela FGV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *