Aparecida de Goiânia se tornou destaque novamente. Desta vez, por ser um dos municípios que mais geram emprego na Região Metropolitana. (Foto: Claudivino Antunes)

A cidade de Aparecida de Goiânia se tornou destaque novamente. Desta vez, por ser um dos municípios que mais geram emprego na Região Metropolitana. Entre janeiro e julho de 2021, a Paris do Cerrado registrou 35.897 admissões, segundo dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, ficando atrás somente da capital goianiense.

Para se ter ideia do crescimento da geração de emprego na cidade, somente no mês de maio, Aparecida gerou 915 novas vagas de trabalho, mais do que oito capitais brasileiras. No acumulado do mencionado mês, Aparecida, que tem 590 mil habitantes, superou Palmas-TO (790 novas vagas), Porto Velho-RO (570), Macapá-AP (383) e Boa Vista-RR (233).

Também em maio, com exceção da capital de Goiás, Aparecida foi o município goiano que mais gerou novos empregos no Estado. A cidade teve mais que o dobro dos novos postos abertos em Rio Verde (400 vagas) e quase duas vezes mais do que o saldo de Anápolis, de 555 empregos.

Saldo de empregos no ano em Aparecida

Somadas as vagas entre janeiro e julho, Aparecida tem um total de 35.897 admissões. O número de desligamentos no ano, segundo o novo Caged, é de 29.246. O saldo líquido da equação entre admissões e desligamentos é positivo de 6.651.

Conforme informações do Ministério da Economia, a maioria das contratações ocorreu no ramo de serviços, com 13.955 admissões. Na sequência vem o comércio (8.803), construção (6.868), indústria (6.264) e agropecuária (7).

Vale ressaltar que Aparecida tem um bom ambiente de negócios e segurança jurídica para as empresas, o que resulta na geração de empregos. O bom diálogo da Prefeitura com o setor produtivo tem sido muito positivo, sobretudo para a geração de emprego.

Espaço do Trabalhador

O Espaço do Trabalhador foi um programa criado onde centenas de vagas de trabalho são ofertadas em Aparecida toda semana. A divulgação e o encaminhamento para entrevistas são feitos com ajuda da Prefeitura, que conecta candidato e empresa via Sistema Municipal de Empregos.

Além disso, para fomentar a geração de empregos, a Prefeitura de Aparecida, através da Secretaria Municipal do Trabalho, disponibiliza à população a plataforma Espaço do Trabalho, por onde é possível fazer centenas de cursos online, todos eles gratuitos.

Até agora, a cidade já ofertou mais de 12 mil vagas de emprego pelo Espaço Trabalhador.

Leia também: Prefeitura de Aparecida oferta 355 vagas

 

By Evelyn

One thought on “Aparecida é novamente destaque ao se tornar uma das cidades que mais geram emprego na Região Metropolitana”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *