Médicos encontram cálculos vaginais de aproximadamente 6 cm

 

Foto: shutterstock

Um caso raro surpreendeu a medicina. Médicos retiraram cálculos vaginais gigantes de uma paciente de 30 anos. Mesmo com as mudanças no sistema reprodutivo desde a pré-adolescência, os cálculos foram descobertos apenas na vida adulta devido a infertilidade. Os médicos informam que a pedras podem surgir no local da mesma forma que na bexiga, nos rins e na vesícula.

O caso foi contado na revista científica  “Urology Case Reports”. De acordo com as informações, o problema começou devido ao um fato que aconteceu na infância  da paciente. Por causa do rompimento da bexiga devido a um acidente de carro.

De acordo com os médicos, a formação de cálculos vaginais está ligada à urina, apesar dos canais serem separados. Além disso, um acidente na região pode criar uma ligação que não existia antes.

Foto: Shutterstock

Logo depois do acidente e da cirurgia para reparar a ruptura da bexiga, a paciente começou a ter fístula na parede entre a vagina e a uretra. Ela é uma cavidade que não deve existir nesse canal e pode passar conteúdo urinário para o canal vaginal. Além disso, a cristalização ou acúmulo dessas substâncias formam as pedras.

O problema é raro e silencioso. Além disso, mesmo desde nova a paciente ter apresentado sintomas de menstruação irregular, ausência do sangramento e vazamento de urina pelo canal vaginal, nenhum deles incomodavam o bastante para ela buscar um especialistas. Com isso, as pedras cresceram até quase os seis centímetros.

Assim como, seis meses depois do procedimento, a mulher notou a ausência dos sintomas que tinha antes.

Leia logo depois:

Por que dores de cabeça são mais comuns nas mulheres?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *