Divórcios Portal Correio

Foto: Pixabay

João Pessoa registrou recorde de divórcios em 2021. De acordo com a Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec), 306 casais se separaram oficialmente na capital paraibana, número 13,3% maior que o verificado em 2020, quando foram lavradas 270 escrituras de divórcio.

Paraíba contabiliza mais de 11 mil novos pequenos negócios no primeiro trimestre de 2022

Mais casais romperam também em Campina Grande. No ano passado, o município registrou 36 divórcios a mais que em 2020. Em toda a Paraíba, foram 771 separações formais em 2021, 6% a mais que em 2020.

“A cada ano os divórcios em Cartórios de Notas vem crescendo consideravelmente. Isso é uma forma de mostrar que os serviços estão cada vez mais ágeis, ainda mais com a disponibilização dos serviços por meio eletrônico”, analisa Sérgio Albuquerque, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraíba (CNB-PB).

Lançada em junho de 2020, em meio às restrições de deslocamentos causadas pela pandemia, a plataforma e-Notariado permite a prática de quase 100% dos atos notariais em meio eletrônico, entre eles todos os tipos de escrituras, procurações, testamentos e atas notariais.

Para realizar o divórcio em Cartório de Notas o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes. O processo pode ser realizado de forma totalmente online. O casal, de posse de um certificado digital emitido de forma gratuita por um Cartório de Notas, poderá declarar e expressar sua vontade em uma videoconferência conduzida pelo tabelião.

Após entrar em contato com o Cartório de Notas de sua escolha, é agendada uma videoconferência com o tabelião para realizar a escritura, que é assinada digitalmente com certificado digital Notarizado ou por ICP-Brasil, assinatura digital de padrão nacional utilizada, por exemplo, para declarar o Imposto de Renda. Os serviços da plataforma também estão disponíveis em aparelhos celulares.

The post João Pessoa registra recorde de divórcios em 2021, com alta de 13,3% first appeared on Portal Correio.

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *