Deslizamento de terra atingiu os fundos de hotel de luxo em Bariloche Francisco Ramos Mejia/AFP – 7.6.2022

Um uruguaio morreu e outras três pessoas da mesma nacionalidade ficaram feridas, além de dois desaparecidos, após uma avalanche ter atingido um hotel na cidade de Bariloche, na Argentina, segundo informou nesta terça-feira (7) fontes judiciais.

As pessoas foram atingidas por uma avalanche que arrastou vários materiais, incluindo um muro de contenção, vários pinheiros, galhos e terra, que ocorreu, segundo a imprensa local, na tarde de segunda-feira (6).

A vítima fatal ficou presa dentro de um dos dois quartos do hotel localizado na Avenida Bustillo, no complexo Villa Huinid, segundo um comunicado do Ministério Público provincial, e uma vez que o corpo foi removido, foi transferido para realização da autópsia.

De acordo com uma nota oficial, tanto a Embaixada do Uruguai quanto o Consulado Geral uruguaio na Argentina estão em contato direto com as famílias das vítimas.

“A cônsul do Distrito, Sophia Grilli, irá a Bariloche para acompanhar pessoalmente as famílias, e perante as autoridades locais para agilizar os procedimentos pertinentes e atuar como elo entre os órgãos competentes e os acima citados”, disse a Embaixada uruguaia em um comunicado.

Nesse sentido, acrescentaram também que o embaixador, Carlos Enciso, está buscando uma comunicação direta com as autoridades locais para ficar à disposição e contribuir com tudo o que estiver ao alcance da representação diplomática que lidera.

As três pessoas feridas pelo deslizamento de terra foram encaminhadas para centros de saúde locais, onde recebem tratamento e estão em estado estável no momento, acrescentou o comunicado.

Uma das pessoas feridas é a companheira do falecido.

A subsecretária de Proteção Civil, Patricia Díaz, disse à rádio El Cordillerano que “a avalanche tinha 30 metros de altura, mais o comprimento que arrastou”. Ela também confirmou que havia um canteiro de obras no local.

A este respeito, fontes da Subsecretaria de Proteção Civil disseram à Agência Efe que as buscas continuam para encontrar duas pessoas que constavam na lista de hóspedes e que, 20 horas após a avalanche, não conseguiram encontrar seu paradeiro.

Em declarações à rádio Nacional Bariloche, Díaz explicou: “Foi encontrada uma pessoa falecida. Há duas que não estamos encontrando na lista de hóspedes, eles podem estar no hotel ou em uma viagem para algum lugar, ainda não sabemos.”

Embora as causas dessa avalanche ainda estejam sendo investigadas, o governo da Província de Río Negro, onde Bariloche está localizada, emitiu um alerta climático para nevascas e rajadas de vento que podem chegar a 75 km/h.

 

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *