Pesquisa revela aumento da participação feminina na abertura de novos negócios e investimentos na bolsa

(Reprodução/Forbes)

As mulheres vêm ocupando cada vez mais espaços em posições importantes em nossa sociedade. Dentre tantos cargos, muitas estão envolvidas em cargos públicos e na gestão de grandes marcas, e estas empresárias vêm encontrando novas oportunidades – principalmente com adequações à pandemia-, no e-commerce e abertura de lojas online.

Segundo pesquisa recente da PayPal Brasil em parceria com a BigData Corp, o ritmo de crescimento desta modalidade de negócio vem crescendo quase que 24% ao ano. Assim, dentro do universo feminino, um levantamento da Global Entrepreneurship Monitor informa que há mais de 30 milhões de empresárias no nosso país. Da mesma forma, o que se confirma no levantamento da Sebrae acaba ressaltando esse crescimento da participação feminina, com a informação que as mulheres lideram mais de 10 milhões de marcas no Brasil. 

Leia Mais: Mês da Mulher: as redes sociais como espaço feminino 

(Reprodução/Instagram)

Para o especialista Rodrigo Vaisemberg, a principal questão é que as mulheres que estão iniciando um negócio estão conseguindo analisar corretamente o perfil do público alvo e se destacando. Por outro lado, também estão organizando corretamente os lucros e inovando com novos espaços de negócios digitais. 

Existe um estudo chamado PIF. P de Presente, I de Imprevistos e F de futuro. Para o presente, usamos 70% do que ganhamos. Para o futuro, usamos entre 20% a 25% do que entra. Além disso, é fundamental guardar entre 5% a 10% para imprevistos que podem acontecer. Essa é a principal dica para quem quer começar a melhorar os seus investimentos atuais. Do mesmo modo, analise o perfil do seu público e busque se adequar ao comportamento dele”, disse ele. 

Além de empresárias, as mulheres ampliaram participação na bolsa de investimentos 

Além da abertura de empresas, as mulheres estão ampliando o leque de opções quando o assunto é investimento. De acordo com a B3, a participação feminina nos últimos 7 anos aumentou de 3% a 4% entre os investidores brasileiros da bolsa, chegando a quase 30% de atuação em 2021. 

Mesmo com o número sendo pequeno em relação aos homens, as mulheres estão ocupando espaços. Ainda mais, isso se deve ao fato delas buscarem no mercado de investimentos novas oportunidades de uma renda extra. Segundo o especialista, o agronegócio vem sendo um mercado bem assertivo por conta de estar aquecido, ser imediato e trazer ganhos mensais sólidos. 

A investidora aporta o dinheiro e tem uma rentabilidade mensal garantida e segura.  Assim, elas recebem por meio de dividendos, que são as sonhadas rendas passivas. Eu gosto deste estilo de perfil de investidora, pois ela procura uma renda extra por conta dos juros que são trabalhados em cima do seu dinheiro. Além disso, é um ótimo investimento para quem busca algo de curto prazo, já que estamos falando de uma modalidade que aquece a economia do Brasil”, finalizou. 

By Sidney

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *