A GuestReady, empresa do setor do Alojamento Local, anunciou um aumento de 20% do número de reservas no primeiro semestre de 2023, aquele que diz tratar-se de um “número recorde”. Porém, deixa um alerta para os custos elevados que podem comprometer os resultados do verão.

“O mercado do turismo em Portugal está a crescer, a ocupação é elevada e registamos um número recorde de reservas nos primeiros seis meses do ano”, diz Rui Silva, ‘managing director’ da GuestReady em Portugal, citado num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Contudo, considera que “é enganador afirmar que o verão de 2023 está a ser o melhor de sempre para o Alojamento Local no nosso país: a oferta é cada vez mais diversificada, a competitividade está a aumentar e os custos da gestão a subir, o que está a retirar o lucro ao proprietário individual”.

“O setor tem que estar alerta para o aumento progressivo destes custos, e não podemos deixar de nos focar na sustentabilidade para um contínuo crescimento do turismo em Portugal”, acrescenta. 

Segundo dados da GuestReady, em média, o turista em Portugal fica hospedado em AL quatro noites – uma ligeira subida em comparação com 2022.

“O perfil do turista mais comum é um casal que viaja sem crianças, e a nacionalidade mais recorrente é a francesa. Os restantes turistas que mais reservaram em AL são portugueses, espanhóis, ingleses, alemães, norte-americanos e brasileiros”, pode ler-se na mesma nota. 

Leia Também: Euribor cai a 12 meses mas sobe a três e a seis meses

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *