"Mais trabalhadores domésticos protegidos". Tutela destaca novos registos

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social destacou, na segunda-feira, que o número de novos registos do serviço doméstico aproximou-se do triplo, desde que entraram em vigor as novas regras. A tutela considera, por isso, que há agora “mais trabalhadores domésticos protegidos”

“Nos primeiros três meses da entrada em vigor de novos direitos e garantias para todos os trabalhadores em Portugal, entre maio e julho, o número de novos registos do serviço doméstico aproximou-se do triplo“, refere a tutela, numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter). 

Os dados do Governo mostram que, no 1.º semestre, o trabalho doméstico registado aumentou para 14.952, o que significa um acréscimo de 103% face a 2022. 

Já os novos registos dispararam 194% para 7.298 também na primeira metade do ano, número que compara com os 2.479 registados no mesmo período de 2022. 

Com as novas regras, todos os trabalhadores de serviço doméstico têm direito a proteção social e os empregadores são obrigados a comunicar o contrato à Segurança Social e a fazer as respetivas contribuições.

Há novas regras para os trabalhadores domésticos. Saiba tudo aqui

Veja, em quatro pontos, o que muda com as novas regras.

Notícias ao Minuto | 07:55 – 28/06/2023

Leia Também: Cabo Verde vai alargar o subsídio de desemprego ao trabalho doméstico

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *