Beluga: a caminho do Brasil Matthieu Douhaire – AirTeamImages.com

Pela primeira vez, o A300-600ST Beluga vem para o Brasil. É o primeiro voo do famoso cargueiro da Airbus para um país da América Latina.

Após uma série de mudanças desde sua partida de Toulouse, na França, está confirmada a previsão de pouso do enorme e icônico avião para às 17h30 deste domingo no Aeorporto de Viracopos.

Aeronave de transporte de carga da Airbus – que traz um helicóptero sob encomenda – virá pela primeira vez ao Brasil. Antes de Campinas, o avião faz escala em Fortaleza, prevista para o início da tarde.

A fabricante prepara uma apresentação especial nesta segunda-feira para convidados exclusivos, no hangar da Azul Linhas Aéreas.

A “Baleia Voadora” voa baixo, no nível 210, o que, consequentemente dá à aeronave uma velocidade média de 300 nós (MAC 0.64), um pouco mais baixa em relação aos aviões de passageiros que operam em altitudes maiores. 

O que também explica as duas escalas do Beluga – Dakar e Fortaleza – antes do pouso em Campinas. Mesmo sem “acelerar” muito, a aeronave tem consumo alto de combustível, o que lhe tira consideravelmente a autonomia de voo.

Há uma máxima na aviação que diz que os cargueiros nunca chegam adiantados. Ou chegam na hora prevista, ou atrasam.  

Centenas de curiosos e spotters, fotógrafos especializados em aviação, aguardam ansiosamente pelo pouso da aeronave em Campinas. É o caso de Rafaela Petermann, moradora da região de Guarulhos, que ontem esteve em Brasília para o ‘Spotter Day’, promovido pela Inframerica, administradora do aeroporto da capital. Deixando o cansaço de lado, Rafaela hoje enfrentará uma nova saga para clicar a chegada do Beluga, um avião crucial para a Airbus. 

A spotter Rafaela Petermann: saga para clicar o Beluga

A spotter Rafaela Petermann: saga para clicar o Beluga Arquivo pessoal

Como uma grande aeronave de transporte de carga, a principal função do Beluga é de transportar peças e componentes de outras aeronaves ao redor da cadeia de produção da Airbus na Europa e em todo mundo.

Atualmente, a Airbus possui cinco Belugas em serviço, e espera operar um total de seis das maiores aeronaves Beluga XL. Estas aeronaves adicionais ajudarão a fabricante europeia a aumentar sua taxa de produção, especialmente a do Airbus A350 XWB, sigla para eXtra Wide Body. 

O Beluga é conhecido por seu projeto icônico. Também chamado de A300-600ST, sua versão  menor deixará de existir.

A fabricante planeja utilizar o Beluga XL para substituir os cincos A300-600ST existentes. A expectativa é que o atual Beluga opere até 2025.

O primeiro Beluga XL voou em julho de 2018. A Airbus fez algumas mudanças no Beluga XL em comparação com o Beluga existente. O modelo XL é um projeto derivado do jato intercontinental A330. O novo Beluga XL, os desenvolvimentos técnicos ajudarão a Airbus a atingir suas metas de aumento de produção.

A300-600ST (Beluga)
Comprimento: 56,16 metros | Altura: 17,25 metros
Envergadura: 44,84 metros
Carga máxima: 40 toneladas
Alcance: 2.779 km

Beluga (XL)
Comprimento: 63,1 metros | Altura: 18,9 metros
Envergadura: 60,3 metros
Carga máxima: 44 toneladas
Alcance: 4.000 km

Desta vez, o Beluga está trazendo como carga um helicóptero ACH160 a um cliente brasileiro e o seu destino é o Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas, interior de São Paulo.

De acordo com os dados do RadarBox.com, o Airbus A300-ST (F-GSTB), operando o voo BGA4002, decolou no sábado (23) de Toulouse às 13:38 (CEST) pousando no mesmo dia em Dakar para então prosseguir para Fortaleza (voo BGA4003) e seguir para a cidade do interior paulista com o ACH160 abordo do voo BGA4004 de Fortaleza previsto para pousar às 14:50 (horário de Brasília) no Aeroporto Internacional de Viracopos partindo na segunda-feira à 16:00 (BGA4005) rumo a Fortaleza e então partindo de Fortaleza na terça-feira às 12:30 (Voo BGA4006) para Toulouse com uma escala em Dakar.

Como podemos observar nas atividades do Airbus A300-600ST (Beluga), o avião tem voado frequentemente entre as fábricas e cadeias de produção da Airbus na Europa e em outras partes do mundo.

Destinos mais frequentes do Beluga A3-600ST

Destinos mais frequentes do Beluga A3-600ST AirNav RadarBox

Entre esses destinos estão: Toulouse, Hamburgo e Hawarden, entre outras localidades como se pode observar no mapa de calor da aeronave feito pelo rastreador de voos AirNav RadarBox.

 

 

 

 

 

Número e horas de voos operadas pela aeronave, no mês de junho

Número e horas de voos operadas pela aeronave, no mês de junho AirNav RadarBox
Gráfico com principais destinos do Beluga A3-600ST

Gráfico com principais destinos do Beluga A3-600ST AirNav RadarBox

 

 

 

 

 

Em relação ao número e horas de voos operadas pela aeronave, no mês de junho, por exemplo, foram 24.5 horas voadas pela aeronave com uma média mensal de 16.3 horas e 10.708 km (5,782 milhas náuticas).

Para acompanhar o primeiro voo do Beluga para o Brasil e América Latina e previsão de horários de pouso e outras atualizações sobre o pouso do famoso A300-600ST da Airbus, clique aqui para rastreá-lo em tempo real na plataforma de rastreamento de voo RadarBox:

Colaborou: Caio Barros

By Evelyn

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