Alego aumenta número

de mulheres eleitas;

conheça as novas

deputadas estaduais

de Goiás

O número de mulheres eleitas na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aumentou de dois para quatro nas eleições de 2022. A partir de 2023, as novas deputadas estaduais irão compor a bancada feminina da Casa de Leis. Todas elas foram eleitas pela primeira vez para o referido cargo.

As eleitas para a 20ª foram: Vivian Naves (Progressistas), com 38.574 votos; Bia de Lima (PT), com 24.391 votos; Zeli (PRTB), com 20.967 votos e Rosângela Rezende (Agir), com 19.965 votos. Além delas, outros 37 deputados foram eleitos.

Com o aumento no número de mulheres com assento na Alego, cresce também a representatividade e chance de mais conquistas dos direitos femininos. As eleitas são mulheres fortes e empoderadas, que devem lutar muito em prol das goianas.

Conheça as deputadas estaduais eleitas em Goiás

Vivian Naves

 

Vivian Naves, atual primeira-dama de Anápolis, é esposa do prefeito Roberto Naves. A política tem 43 anos e disputou uma vaga como deputada pela primeira vez.

Mãe de 4 filhas, ela é empresária do ramo educacional e dedica parte da vida para atuar como voluntária na ONG Voluntários do Coração, que auxilia pessoas em vulnerabilidade do município de Anápolis.

Formada em Direito pela PUC Goiás, Vivian é uma pessoa atenta às necessidades dos mais vulneráveis e vê na política um meio de ajudar e cuidar da população.

Bia de Lima

Natural de Jataí, Bia de Lima é pedagoga e especialista em educação brasileira pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Iniciou a militância na década de 1980, no Movimento Reviravolta e presidenta do Centro Acadêmico (CA) Paulo Freire.

Foi vereadora em Jataí por dois mandatos (1997-2001 e 2001-2004), candidata a deputada estadual, a vice-prefeita e, nas eleições de 2008, à prefeita de Jataí pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Foi tesoureira do Sintego por três gestões (2005-08, 2008-11, 2011-14) e presidente do sindicato por vários anos. Foi a segunda mulher a presidir a CUT em Goiás e é considerada “guerreira da Educação”.

Na Alego, Bia de Lima pretende ser a voz dos professores, dos servidores públicos, dos alunos e das mulheres.

Zeli Fritsche

Nascida em Santa Catarina, Zeli Fritsche é a atual vice-prefeita de Valparaíso. Foi a primeira dentista formada na cidade e primeira mulher a especializar-se em Implantologia no Distrito Federal.

No exercício da profissão, ela ajudou muitas pessoas e sempre se envolveu em causas em prol da comunidade. Na década de 90 teve papel fundamental na emancipação de Valparaíso de Goiás.

Ingressou em 2003, como candidata a vereadora da cidade. Em 2016 uniu-se ao vereador Pábio Mossoró para disputar a prefeitura da cidade goiana, quando foi eleita vice-prefeita. Entrou para a história do município em 2020 quando tornou-se a primeira vice-prefeita reeleita no município.

Zeli representa a segunda maior região de Goiás em termos de densidade eleitoral e será a deputada que vai atuar em prol do Entorno do Distrito Federal na Alego.

Rosângela Rezende


Rosângela de Rezende Amorim tem 55 anos e é natural de Mineiros. Foi eleita com 19.965 votos. A política pretende ter voz ativa na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa.

Filha do ex-governador, ex-prefeito de Mineiros e ex-deputado Agenor Rezende, pretende levar todos os ensinamentos políticos dados pelo pai.

O Esporte, a Saúde e a defesa das mulheres serão as prioridades da deputada estadual eleita na Alego. Será a representante da região Sul e Sudoeste na Casa de Leis, em prol da população dos municípios das referidas regiões.

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *