Lojas do McDonald’s na Rússia foram fechadas e a sua atuação no país foi encerrada Wikimedia Commons

O McDonald’s anunciou nesta segunda-feira (16) que vai abandonar a Rússia e venderá todas as suas operações no país, devido à invasão da Ucrânia. A nação, porém, não é a única a não ter unidades da rede de fast-food em seu território. 

Segundo o jornal britânico The Sun, 90 países não têm ao menos uma unidade do McDonald’s. Em algumas partes do mundo as lojas faliram e foram fechadas, mas há países onde a empresa é proibida de vender seus hambúrgueres.

Países onde o McDonald’s foi fechado

Após 14 anos de presença no país, o McDonald’s foi obrigado a fechar, em 2012, suas oito lojas na Bolívia, localizadas nas três principais cidades do país: La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra.

A nação se tornou o primeiro país latino-americano a não ter lojas da marca. Entre os motivos do fechamento, está o cuidado com a preparação e o consumo dos alimentos, algo que vai na contramão da produção fast-food e que fez com que os números ficassem sempre no vermelho. 

Nas Bermudas, foi necessário burlar uma lei que proibia cadeias alimentares estrangeiras para que fosse possível abrir uma unidade da empresa fast-food. A loja foi aberta em 1985 na Base Aérea Naval dos EUA que ficava no país. O funcionamento durou apenas uma década, até 1995, quando o local também encerrou suas atividades.

Dentro de um ano, de 1996 a 1997, a única unidade da rede em Barbados fechou depois de lutar para obter lucro. O país tinha boas condições para consumo, porém a competição com o mercado de frutos do mar derrubou a empresa americana.

Na Jamaica, a rede também permaneceu por dez anos, de 1995 a 2005. Segundo teorias, a falência foi ocasionada pela concorrência, já que o Burger King produzia hambúrgueres maiores do que os do McDonald’s, considerados pequenos para a população local. 

Entre os países europeus que não tem mais lojas do McDonald’s, está a Islândia, que já teve três restaurantes em 1993. Mas, com a crise financeira de 2008, os custos de importação tornaram-se altos e transformaram o Big Mac islandês em o mais caro do mundo. As lojas, então, foram convertidas na rede local de hambúrgueres Metro. 

Também na Europa, Montenegro teve, em 2003, uma loja móvel. Embora fosse popular, a sede durou apenas alguns meses, pois o governo e as empresas locais o impediram de ficar. Uma unidade permanente ainda está para ser aberta no país.

A Macedônia já abrigou várias lojas do McDonald’s, principalmente em sua capital, Skopje. No entanto, um problema com o licenciamento fez com que todas as redes fossem fechadas em 2013.

No Irã, a saída da rede foi ocasionada por motivos políticos e religiosos. Com a Revolução Islâmica, em 1979, as lojas do McDonald’s pararam de existir e, até hoje, não retornaram. O mais próximo que se tem da empresa americana é o “Mash Donald’s”, um clone do fast-food. 

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques

 

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *