Animais têm diferentes tipos sanguíneos?

Shutterstock

Os cães possuem tipos sanguíneos? Essa é uma pergunta feita diversas vezes.

Respondendo de forma rápida. Sim, todas as espécies animais com sangue, exceto no  caso de lombrigas, águas-vivas ou corais, possuem grupos sanguíneos específicos. 

Os gatos possuem três tipos diferentes: A, B e AB. O Dog Erythrocyte Antigen (DEA) classifica os tipos sanguíneos dos cames em oito. Sendo eles o: DEA 1.1, DEA 1.2, DEA 3, DEA 4, DEA 5, DEA 6, DEA 7 e DEA 8.

No entanto, uma  incompatibilidade entre tipos sanguíneos não é tão problemático para eles quanto para humanos. Um exemplo são os cavalos que possuem grupos sanguíneos com 32 antígenos cada, mas apenas as incompatibilidades Qq e Aa são letais.

Já os cães não possuem anticorpos naturais contra a maioria dos tipos sanguíneos, por isso, o sangue não é rejeitado em um primeiro contato com o corpo. Mas se uma segunda transfusão for necessária, pode acontecer uma rejeição, visto que o sistema imunológico já está sensibilizado.

Outra curiosidade sobre animais são es estudos recentes sobre polvos. Logo depois de testes laboratoriais, ficou confirmado que esses animais podem sentir dores físicas e emocionais.

Todavia, vale reforçar que esses são estudos preliminares, e que falta descobrir quais outras espécies podem sentir dor emocional.

One thought on “Animais têm diferentes tipos sanguíneos?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *