Anvisa estuda liberacão de vendas do autoteste de covid

Autoteste COVID 19

A Anvisa vai decidir, nesta sexta-feira (28), se libera ou proíbe a venda de autotestes de Covid-19 no Brasil. Com isso a reunião está marcada para começar às 10h. O órgão aguardava apenas receber do Ministério da Saúde as informações sobre a política pública para a realização de autotestes, quando o próprio usuário pode verificar se contraiu a doença. A documentação foi entregue no dia (26/01) e será analisada pela agência, que irá ajustar a proposta, à resolução apresentada inicialmente. As informações ainda devem passar pela Procuradoria da Anvisa para então levar à votação pela diretoria.

Inicialmente, a Anvisa iria decidir sobre a liberação dos autotestes no dia 19/01. Porém, a definição foi adiada devido à falta de política pública para garantir a efetividade dos exames. Para a agência, é importante que os cidadãos saibam, por exemplo, onde e como devem notificar os órgãos de saúde caso o resultado do autoteste de Covid-19 seja positivo.

Também foi cobrado do governo federal uma definição de como esses casos vão ser contabilizados, como os cidadãos vão ser orientados para realizar corretamente o exame e quem deve comunicar a fabricante sobre possíveis efeitos adversos ou erros do teste.

Ao recusar o primeiro pedido para liberar a comercialização de autotestes na última semana, a previsão era retomar a votação até a primeira semana de fevereiro.

Nesta semana, a Anvisa já determinou o recolhimento de autotestes de covid-19 que vinham sendo distribuídos no país. O órgão reitera que o autoexame ainda não foi aprovado no país e que, portanto, a distribuição ou comercialização do produto está proibida.

 

Veja também;

Procon Goiás fiscaliza aumento nos preços dos testes de Covid-19

One thought on “Anvisa estuda liberacão de vendas do autoteste de covid”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *