Aparecida: crianças são vacinadas contra a covid-19

Foto: Enio Medeiros

Nesta segunda-feira, 17 de janeiro, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia começou a vacinação de crianças de 11 anos crianças a partir de 5 anos. Entre elas estão as com deficiência permanente, indígenas e quilombolas contra a covid-19. A vacinação acontece em salas exclusivas para essa idade, na Central de Imunização, das 8 às 18 horas, e em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS´s). São elas: Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Retiro do Bosque, Veiga e Jardim Olímpico, das 8 às 16 horas.

O primeiro a ser imunizado no município foi Emanuel Monteiro da Silva, 11. O garoto que foi vacinado na Central de Imunização, afirmou estar mais tranquilo agora. “Estou muito feliz, porque estou imunizado e agora posso ficar tranquilo. Eu estava bastante ansioso. A vacina é muito importante porque a gente precisa estar imunizado para vencer a pandemia”.

Isabela de Sousa Teles, 11, aproveitou para falar sobre a importância de ser vacinada. “Eu estou muito feliz porque fui vacinada. Estava muito ansiosa. Quero que o Coronavírus acabe logo e porque não aguento mais ficar longe dos meus amigos”, contou. Kauana de Paula Rodrigues da Silva, 11, contou ter os mesmos sentimentos. “Eu estava ansiosa para vacinar porque vou voltar pra escola e ficar com meus amigos”, disse.

Vacinação contra a covid-19 nas escolas

Foto: Enio Medeiros

Para receber a vacina contra a covid-19 é preciso que as crianças estejam acompanhadas de seu responsável legal. Se ele não puder levar, é preciso assinar autorização. Também é necessário apresentar a certidão de nascimento ou RG e cartão SUS ou CPF. 

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro afirmou que o município fará a vacinação nas escolas para o público infantil. “Essa é uma estratégia que sempre deu certo em nossa cidade, pois facilita o acesso ao serviço. E principalmente no atual cenário de surtos de gripe, evita a circulação das pessoas nas unidades de saúde. Para aquelas crianças que moram em Aparecida, mas não estudam aqui ou que não querem aguardar nossas visitas às escolas. Temos sete postos de imunização espalhados no município com salas exclusivas para vacinação”.

Entre os dias 20 de janeiro a 28 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visitará mais de 50 escolas públicas e privadas da cidade para a vacinação infantil contra a covid-19. A primeira visita será no dia 20, a partir das 8h30, no Colégio Estadual Jardim Cascatas. Ela é de fato a principal escola quilombola na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *