Sob o comando do prefeito Gustavo Mendanha, Aparecida de Goiânia é destaque positivo na geração de empregos e pavimentação de ruas.

Sob o comando do prefeito Gustavo Mendanha, Aparecida de Goiânia é destaque positivo em várias frentes de trabalho, como geração de empregos, preservação do meio ambiente e pavimentação de ruas. Atualmente, quase 108 mil pessoas estão com carteira assinada ativa, o que fez do município o segundo do Estado com mais empregos formais em setembro. A cidade também conta com 13 frentes de obras, que levam asfalto, água tratada e esgoto à população.

De acordo com Mendanha, Aparecida é uma cidade que atrai a indústria e o comércio. A confirmação disso é observada no desempenho do município com relação ao primeiro semestre do ano, período entre janeiro e junho, quando a cidade criou 5.862 novos postos de trabalho. Foi o melhor saldo entre as cinco maiores economias de Goiás (Aparecida, Anápolis, Goiânia, Rio Verde e Catalão), com exceção da capital.

“Aparecida tem forte vocação para a indústria e para o comércio de bens e serviços. Por isso, buscamos sempre fomentar o setor produtivo, que é o maior gerador de empregos na nossa cidade. Investimos na desburocratização dos serviços públicos, no incentivo ao empreendedorismo, na capacitação de mão-de-obra e na intermediação entre candidatos a emprego e contratantes. Agora, estamos colhendo os frutos”, diz Gustavo.

Aparecida fica no topo dos empregos formais

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que Aparecida encerrou o mês com 107.872 empregos formais, no topo do ranking entre as 20 cidades mais populosas do estado. Entre admissões e desligamentos, o município teve um estoque de empregos formais maior do que Anápolis (98.181), Rio Verde (58.626), Águas Lindas de Goiás (9.590), Luziânia (21.186), Valparaíso de Goiás (16.721), Trindade (14.991) e Formosa (15.929).

A quantidade de vínculos celetistas ativos em Aparecida foi maior também do que o Senador Canedo (15.859), Novo Gama (5.729), Catalão (28.013), Itumbiara (26.536), Jataí (23.287), Caldas Novas (20.866), Planaltina (5.863), Santo Antônio do Descoberto (3.300), Cidade Ocidental (4.289), Goianésia (16.502) e Mineiros (16.827).

Anúncio de vagas de trabalho em Aparecida

Toda semana, a Prefeitura de Aparecida anuncia centenas de vagas ofertadas pelo setor privado. As vagas são informadas à Prefeitura através do Sistema Municipal de Empregos, o Sime, criado pela Secretaria do Trabalho de Aparecida na atual gestão. O Sime faz a triagem inicial dos candidatos e encaminha para entrevista nas empresas.

“O setor produtivo é um importante segmento da sociedade e, assim como os demais setores, precisa receber atenção do poder público. Aqui em Aparecida, nós fazemos a lição de casa. Ouvimos também o empresariado para tomadas de decisão e, por isso, temos o setor produtivo como grande parceiro do município”, completa o prefeito.

Outras áreas de destaque

Além do destaque na área de empregos, Aparecida também é só elogios quando o assunto é a pavimentação asfáltica. Durante a pandemia, pensando em melhorar a qualidade de vida da população, a prefeitura vem trabalhando em 13 frentes de obras por toda cidade, além da construção de cinco novos eixos estruturantes interligando o município, no maior programa de infraestrutura urbana do Estado de Goiás.

“A rua estava cheia de buracos. No dia de chuva era barro, na seca era poeira. Agora temos asfalto, esgoto, água encanada”, disse o morador do Pontal Sul, Edivaldo Rocha. “O asfalto chegou, a água tratada e a nossa calçada também chegaram”, disse outra moradora chamada Gislaine Maria.

Com relação ao Meio Ambiente, a Prefeitura demonstra preocupação ao intermediar com cerca de 60 alunos da rede municipal de Educação o plantio de 3,9 mil mudas de árvores nativas do Cerrado. Em parceria com a Semma, as mudas foram plantadas em áreas de preservação.

Além dessas ações, as crianças terão contato muito maior com plantas e ações de preservação. Segundo a Prefeitura, o viveiro do Cerrado será usado nessa ação em parceria com as escolas, gerando conscientização nas crianças.

Leia também: Aparecida é a segunda cidade que mais emprega em Goiás

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *