A Assembleia Legislativa de Goiás, por iniciativa das deputadas Lêda Borges (PSDB) e Adriana Accorsi (PT), prestou homenagem a mulheres fortes e que se destacam em suas diversas áreas de atuação

Assembleia Legislativa homenageia mulheres fortes e que se destacam em Goiás

A Assembleia Legislativa de Goiás, por iniciativa das deputadas Lêda Borges (PSDB) e Adriana Accorsi (PT), prestou homenagem a mulheres fortes e que se destacam em suas diversas áreas de atuação no Estado. Durante sessão solene realizada na Casa de Leis, na tarde de quarta-feira (30), quase 80 mulheres receberam a Comenda Berenice Artiaga, uma das mais altas honrarias do parlamento goiano.

A Comenda foi instituída em 1988 pelo então presidente da Casa, Helenês Cândido, e leva o nome da ex-deputada estadual Berenice Artiaga, primeira mulher eleita ao cargo no Brasil. Todo ano, em comemoração ao Dia das Mulher, o evento tem o objetivo de homenagear mulheres que auxiliam no desenvolvimento do Estado e se destacam pela atuação social e profissional.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por ALEGO (@assembleiago)

Além das deputadas Lêda Borges e Adriana Accorsi, estiveram presentes o presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira; o prefeito de Goiânia Rogério Cruz e a primeira-dama, Thelma Cruz, uma das homenageadas. Prefeitas, vereadoras, lideranças políticas e profissionais de diversas áreas também estiveram presentes e receberam a Comenda Berenice Artiaga.

Valorização feminina

Durante o evento, a deputada Lêda Borges ressaltou que a sessão solene é uma justa homenagem a mulheres que tanto contribuem com a sociedade e com o Estado de Goiás. “Hoje, nós estamos homenageando mulheres que, com persistência, tenacidade e lutando contra as adversidades, se destacaram dentro das suas áreas de atuação e abriram caminhos para que outras também ocupem espaços importantes na sociedade”.

E completou: “gênero não define capacidade e inteligência. Lugar de mulher é onde ela quiser estar. Para que haja uma mudança real e legislações mais justas, é necessário entender que a mulher é essencial nesse processo, ocupando os espaços de poder e de decisão.

A deputada Adriana Accorsi lembrou que, apesar das conquistas, as mulheres ainda enfrentam muitas dificuldades para viver em condições dignas na sociedade atual. “Sei que, para cada uma de nós, chegar até aqui não foi e não é fácil. Temos que enfrentar, muitas vezes, dupla e mesmo tripla jornada de trabalho. Além de sermos desvalorizadas nos mais variados contextos, há ainda o medo de sermos assediadas, violentadas e mortas. Ser mulher é uma missão de risco diário”, alertou.

Representando todas as homenageadas, a delegada e superintendente da Polícia Judiciária de Goiás, Ana Cláudia Rodrigues Stoffel, comentou sobre a diversidade de condições e profissões das homenageadas, o que, para ela, sinaliza que as mulheres estão, verdadeiramente, desempenhando o papel que elas desejam. “Hoje estamos provando que a mulher pode e deve estar onde ela quiser”, declarou.

 

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *