O presidente norte-americano, Joe Biden, garantiu esta quinta-feira que irá visitar “eventualmente” a cidade de East Palestine, após várias críticas dos republicanos sobre o facto de o líder do país ainda não ter estado com a população afetada.

Aos jornalistas, após um almoço com os líderes dos dois partidos no Senado, Biden afirmou que tem falado “com todos os oficiais no Ohio, tanto democratas como republicanos, continuamente”.

“Estarei lá eventualmente”, afirmou, citado pela ABC News, não apontando para uma data ou altura específica. Na sexta-feira passada, Biden descartou a ideia.

A cidade de East Palestine tem sido gravemente afetada por um descarrilamento de um comboio de mercadorias da empresa Norfolk Southern, num dos maiores desastres ambientais dos últimos anos. O acidente que disseminou materiais tóxicos pela região e para o sistema de água, lançando muitas preocupações sobre as condições de habitabilidade sobre a água e o ar para as pessoas.

As autoridades têm garantido que tanto a qualidade do ar como da água estão garantidas, mas muitos continuam receosos perante os estragos deixados pelo acidente e os materiais ainda no ar.

A Administração Biden enviou para o local o secretário dos Transportes, Pete Buttigieg, mas o presidente tem sido muito criticado por ele próprio não se deslocar ao local, exigir respostas e acalmar a população.

Na passada sexta-feira, Joe Biden disse numa entrevista à BBC que “no espaço de duas horas do descarrilamento, a EPA [a autoridade ambiental] estava lá” e que “todas as agências governamentais norte-americanas que tinham a ver com a limpeza e a reparação estavam lá”, defendendo a resposta das autoridades.

No entanto, muitos oficiais locais e a população têm exigido respostas sobre o acidente, especificamente ao CEO da Norfolk Southern, Alan Shaw, que tem recusado quaisquer responsabilidades quanto ao acidente e tem desvalorizado o desastre ambiental em causa.

Leia Também: EUA tranquilizam população semanas após acidente com químicos no Ohio

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *