Pelo menos 243 mulheres foram assistidas em urgências oftalmológicas no Recife, Brasil, após o uso de pomadas modeladoras para cabelo durante o fim de semana.

Segundo o UOL, todas apresentavam vermelhidão e muita dor nos olhos, inchaço, lacrimejamento, fotofobia e algumas até um quadro de cegueira temporária.

Os relatos de lesão na córnea a envolver este tipo de produto para cabelo começaram a surgir nas primeiras semanas de janeiro aquando dos primeiros festejos de carnaval que já decorrem no país. 

Só este fim de semana, registaram-se 72 ocorrências no ponto de atendimento de Ibura, 25 no Paulista, 69 na Fundação Altino Ventura, 50 na unidade de saúde particular Hope e 27 no Hospital de Olhos Santa Luzia, revela o mesmo meio. 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou um alerta em meados de janeiro, listando que sete marcas de produtos para cabelo com licenças canceladas para fabricar e comercializar porque não garantiam normas sanitárias.

Segundo médicos em declarações ao portal, as lesões estão a ser causadas, em geral, por pomadas modeladoras para cabelos, utilizadas em tranças para evitar o frizz e deixar o penteado perfeito.

O número de casos aumentou no Recife no último fim de semana devido às fortes chuvas que atingem a cidade desde o último sábado. Tanto a água da chuva quanto o suor provocado pelo calor derretem o produto do cabelo, fazendo-o escorrer até aos olhos. 

Leia Também: Duas enfermeiras portuguesas morrem em acidente nos EUA

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *