Cidade de São Paulo aplica mais de 123 mil doses de vacinas em ‘Dia D’ Reprodução/Rovena Rosa/Agência Brasil

No Dia D’ de multivacinação na cidade de São Paulo, foram aplicadas mais de 123 mil doses de imunizantes. As 470 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ficaram abertas para que a população recebesse a vacina contra a gripe, sarampo (tríplice viral), Covid-19, entre outras. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram 51.185 doses contra a gripe, sendo 32.380 somente em crianças de 6 meses e menores de 5 anos. A imunização contra o vírus influenza teve início para esta faixa etária neste sábado (30).

Também foram aplicadas 32.190 vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). A maioria em crianças, mas também em adultos e trabalhadores da saúde. 

As outras 14.850 doses são 16 vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG, pentavalente, poliomielite, pneumo 10, rotavírus, meningo C, varicela, hepatite A, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, hepatite B, HPV, meningo ACWY e pneumo 23.

Durante o Dia D, as UBSs avaliaram 37.655 carteirinhas de vacinação.

“É muito importante que as crianças se vacinem contra a gripe e o sarampo, que é uma doença altamente transmissível”, disse o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

 

Vacinação

 

Neste domingo (1º), os parques Buenos Aires, Severo Gomes, do Carmo, Villa-Lobos, da Independência, Ceret e da Juventude vacinam contra Covid-19 e gripe, das 8h às 17h. Na avenida Paulista, a imunização ocorre em uma tenda, instalada no número 52, e em uma farmácia parceira (número 995), das 8h às 16h. 

Na segunda-feira (2), a imunização volta a ocorrer em toda a rede: UBSs e AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais)/UBSs Integradas, das 7h às 19h, e nos megapostos e drive-thrus, das 8h às 17h. A vacinação para o público infantil é realizada somente nas UBSs e AMAs. 

Contra a Covid-19, podem se vacinar crianças de 5 a 11 anos, adolescentes e adultos. Contra o vírus influenza, causador da gripe, o imunizante está disponível para idosos acima de 60 anos, trabalhadores de saúde, crianças maiores que 6 meses e menores que 5 anos, grávidas e puérperas. 

Para crianças entre 5 e 11 anos, a vacinação contra o sarampo e a Covid-19 não deve ser feita simultaneamente. É preciso respeitar o intervalo de 15 dias. 

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *