conjuntivite

Conjuntivite pode ser sintoma de infecção pela Covid-19

Conjuntivite Foto: Reprodução/Pinterest

A conjuntivite é um dos indicativos de contaminação pelo Coronavírus, principalmente em crianças.

Estudos apontam que com a nova onda da Ômicron, 22% das crianças infectadas tiveram conjuntivite, enquanto apenas entre 1% e 3% dos adultos apresentaram esse sintoma.

Embora a conjuntivite não seja tão comum, sintomas oculares com a congestão conjuntival merece alerta dos pais quanto à possibilidade de ser Covid-19, ainda mais se vier acompanhado de outras manifestações comuns nessa doença, a exemplo de dor de garganta, febre e dor nos olhos.

Toda conjuntivite é sinal de Covid, mas a identificação requer atenção extra dos pais ou responsáveis.

“No verão, temos um alta nos casos nas crianças. A principal causa é a contaminação por vírus ou bactérias presentes na água de piscinas, praias, cachoeiras e rios. Portanto, é preciso calma e bom senso caso a criança apresente os sintomas da conjuntivite”, aponta.

A conjuntivite pode ser viral, bacteriana ou alérgica. Os sintomas variam de acordo com o tipo, mas a vermelhidão está presente em todos os casos.

“A vermelhidão é sinal de inflamação na conjuntiva. Na conjuntivite viral, que pode ser causada pela Covid-19, a criança pode reclamar da sensação de ter areia nos olhos, há lacrimejamento e secreção. Além disso, pode levar até 14 dias para melhorar”, afirma.

A conjuntivite bacteriana se difere das outras pelo inchaço e pela secreção purulenta em abundância.

Outra diferença é que a duração é menor, com melhora do quadro em uma semana, aproximadamente. Por fim, a alérgica evolui com muita coceira, uma vermelhidão menos acentuada e sem secreção.

 

Veja também;

Ômicron: Dor de garganta se torna sintoma mais comum

One thought on “Conjuntivite pode ser sintoma de infecção pela Covid-19”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *