Com perfil empoderado e destemido, a deputada estadual Lêda Borges (PSDB) luta por uma vaga na Câmara Federal.

Empoderada e destemida, deputada Lêda Borges luta por vaga na Câmara Federal

Lêda Borges

Com perfil empoderado e destemido, a deputada estadual Lêda Borges (PSDB) luta por uma vaga na Câmara Federal. A parlamentar, que já foi secretária municipal e estadual, vereadora e prefeita de Valparaíso, tem experiência e competência de sobra para representar o Estado de Goiás no cenário nacional. A tucana é uma das mais cotadas ao pleito, já que atua e é querida pelas mulheres, população vulnerável e pela região do Entorno de Brasília, que tem o segundo maior eleitorado do território goiano.

Servidora Pública Federal aposentada, deputada estadual, mãe, avó e esposa, Lêda Borges é sinônimo de garra, empenho e competência. Licenciada em Letras e pós-graduada em Linguística Aplicada, formou-se também em Direito e se aposentou como efetiva do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Lêda Borges e sua trajetória política

Sua trajetória bem-sucedida não se dá apenas no âmbito profissional, mas também no ramo político. Com muita luta, Lêda Borges rompeu barreiras e superou preconceitos ao se tornar a primeira Secretária Municipal de Educação de Valparaíso, em 1997. No ano de 2001, ela se inseriu ainda mais na política e tornou-se a primeira vereadora eleita da cidade.

Em 2003, foi nomeada como primeira mulher a chefiar a Secretaria Municipal de Obras do município, provando toda sua competência e habilidade. Ainda rompendo barreiras e o machismo, tornou-se a primeira prefeita de Valparaíso, para o mandato de 2009 a 2012. Entre 2013 e 2014, foi a primeira mulher a ser escolhida como presidente da Agência Goiana de Desenvolvimento Regional, período em que desempenhou as atividades com maestria.

Lêda Borges (Deputada Estadual) EvelynBiancaa (Ceo Madelyn News)
Évelyn Bianca (Fundadora e CEO  do Madelyn News)    , Lêda Borges (Deputada Estadual)

Um ano mais tarde, em 2015, foi eleita como deputada estadual, com 32.217 votos. Se licenciou da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) para assumir a Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho, na gestão do ex-governador Marconi Perillo.

Lá, ganhou notoriedade em todo o Estado, já que foi a responsável por desenvolver e impulsionar projetos sociais tão importantes para o povo, como o Jovem Cidadão – levado para os 246 municípios goianos -, Restaurante Cidadão, Renda Cidadã, além da realização de 43 edições do Programa Ação Cidadã.

Lêda Borges também foi a responsável por levar muitos recursos, obras e serviços para o Entorno. Ela levou colégios estaduais e militares, asfalto e políticas sociais jamais vistas na região até então.

Lêda Borges Evelyn Bianca
Entrevista exclusiva – Deputada Estadual Lêda Borges para o especial -Mulheres no Poder.

Retorno à Alego

Em 2018, ela retomou sua cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás. No mesmo ano, disputou a reeleição e conseguiu êxito com 35.040 votos, um reconhecimento do povo ao trabalho e dedicação da tucana para o Estado de Goiás.

Incansável, Lêda Borges é atual líder da oposição na Alego. Ela é a voz e ouvidos do povo e luta sempre em prol de melhores condições para a população. A tucana é presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Alego e vice-presidente da Comissão de Assistência Social da Casa.

Somente no ano de 2021, a parlamentar apresentou 47 projetos de lei e 43 requerimentos. Ela teve 12 proposituras aprovadas pelo plenário e sancionadas pelo Governo Estadual. Além disso, destinou emenda parlamentar para 37 cidades goianas e se manteve bastante ativa nas sessões e discussões plenárias.

Durante todo o ano passado, saiu em defesa dos servidores públicos, votou contra projetos que prejudicam os goianos e se colocou contra o desmonte na área Social, da Saúde e da Educação. Saiu também em defesa do Ipasgo, da igualdade social, das mulheres e mais vulneráveis, assim como contra a destruição do legado do PSDB.

 

Bandeiras defendidas e planos futuros

Empoderada e de uma competência única, Lêda Borges luta diariamente em defesa dos grupos mais vulneráveis, como idosos, pessoas com deficiência e crianças e adolescentes.

A deputada também é defensora dos direitos das mulheres e acredita em um mundo mais justo e igualitário com a inserção feminina na política, além do fim da violência doméstica. Em um dos projetos de maior destaque, a parlamentar propôs a contenção da violência menstrual e distribuição de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Neste ano de 2022, Lêda Borges pretende disputar uma vaga na Câmara Federal. Além de continuar na defesa do social e das mulheres, ela pretende ser a voz e o voto da região do Entorno. A parlamentar ressalta que vai buscar resolver problemas existentes na região, como de mobilidade urbana, transporte público, hospitais regionais, VLT e BRT.

 

Veja também:

Guardiã de Senador Canedo: Procuradora Geral fala sobre desafios e conquistas no 1º ano de gestão

By Evelyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *