EMPREENDEDORISMO FEMININO – IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS

EMPREENDEDORISMO FEMININO – IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS

A importância e os desafios do empreendedorismo feminino

Desde pequenas produtoras locais, profissionais autônomas, até a liderança de startups, as mulheres se tornam cada vez mais uma parcela importante do empreendedorismo feminino no Brasil. O cenário do mercado de trabalho para as mulheres, nunca foi nada simples ou fácil. Líderes, empreendedoras e poderosas, elas sempre foram exemplo de competência, mesmo conciliando jornadas duplas e diversas responsabilidades. Não é à toa que a cada ano, conquistam mais espaço e destaque em um mercado competitivo. Ainda assim, a luta feminina por equidade é longa e elas continuam enfrentando os velhos e inconcebíveis desafios de sempre de forma a, por muitas vezes, não terem o reconhecimento merecido. Por isso, é extremamente importante falarmos sobre o empreendedorismo feminino, seus desafios e principalmente o seu lugar de destaque e crescimento ao longo dos anos.

Entendendo o Empreendedorismo Feminino

Quando você pensa em empreendedorismo, que imagem vem à sua mente? Grandes empresários? Homens poderosos? Magnatas e bilionários das indústrias? Isso só prova que temos, muitas vezes, uma imagem deturpada sobre quem empreende no Brasil. Para começarmos a falar sobre empreendedorismo feminino, o primeiro passo é esquecer esse pensamento, afinal ele já não faz mais sentido algum e, muito pelo contrário, hoje o que não nos falta são referências de grandes mulheres empreendedoras. Com certeza você conhece alguma mulher que é dona do próprio negócio, e faz acontecer gerando empregos e renda. O empreendedorismo feminino é tudo aquilo que envolve as iniciativas empreendedoras realizadas por mulheres. Pequenas produtoras, autônomas, CEO’s e líderes em startups e negócios antes dominados pelo gênero oposto, donas de grandes empresas, líderes de mercado, elas estão em todos os lugares e passam a compor uma parcela importante do empreendedorismo no país. A inserção das mulheres nos negócios é algo capaz de mudar as perspectivas tornando-as mais diversas, inclusivas e inovadoras. Ou seja, o empreendedorismo feminino é importante não só quem decide criar um negócio, ele também colabora com a transformação da realidade de diversas pessoas ao seu redor, proporcionando novas visões de mercado e inspirando mais mulheres a serem independentes financeiramente, e movimentarem a economia.

O Empreendedorismo Feminino em números:

  • Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo IBGE, demonstram que cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil.
  • Conforme os dados da pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), de 2021, entre as empreendedoras que possuem sociedade, sete em cada dez contam com sócias mulheres.
  • Além disso, 73% dos empreendimentos liderados por mulheres são majoritariamente femininos, enquanto nos empreendimentos liderados por homens, esse número é de apenas 21%.

Os desafios e a importância em fomentar o empreendedorismo feminino

Quando o assunto é mercado de trabalho, a desigualdade de gênero é um grande problema. Os próprios dados que mostramos acima representam isso, apenas 21% dos empreendimentos liderados por homens são majoritariamente femininos. Este é um cenário com origem em um passado onde historicamente o lugar da mulher é subestimado e desvalorizado, mas que se estende até o presente impondo desafios como a falta de oportunidade e a diferença salarial entre homens e mulheres, por exemplo, e esses são apenas algumas das dificuldades. O empreendedorismo feminino vem justamente em uma posição de abrir portas, gerando oportunidades e quebrando paradigmas que são benéficos não apenas para as pessoas, como para o mercado em si, que passa a ser mais diverso, expandindo horizontes e criando novas possibilidades.

Para inspirar: exemplos de mulheres empreendedoras

Hoje, no Brasil, elas são milhares e este número só tende a aumentar. A lista de mulheres que poderíamos trazer como inspiração aqui é extensa, poderia ser você que está lendo esse texto agora, ou alguma amiga sua que está mandando ver nos negócios. Mas escolhi dois nomes que com toda certeza você já ouviu falar, pra encerramos essa leitura entendendo o poder desse universo que é o empreendedorismo feminino.

Helena Trajano: Magazine Luiza

De acordo com a Forbes, Luiza Helena Trajano é considerada uma das três mulheres mais poderosas do Brasil. A empreendedora hoje lidera o marketplace Magalu, um super case de sucesso e verdadeiro fenômeno de vendas. Aliás, o próprio modelo de negócios de marketplace e todo o seu potencial em ser exponencial e escalável, é uma das grandes sacadas da Helena. Falando brevemente sobre sua história, sua família possuía uma pequena loja de presentes no interior de São Paulo, e foi em 1991, após se formar em Direito e Administração de Empresas, ela assumiu o comando da empresa e pouco tempo depois já dava  início à transformação digital da rede.

Cristina Junqueira: Nubank

Com certeza você já ouviu falar no Nubank, mas você sabia que por trás dessa fintech, que já conta com 10 milhões de clientes, existe uma mulher empreendedora? Cristina é co-fundadora do Nubank, negócio revolucionou os serviços financeiros, oferecendo um cartão de crédito sem banco e hoje é considerada uma das fintechs mais revolucionárias do país. As mulheres representam a maioria da população e, cada vez mais, vêm demonstrando sua imensa capacidade de empreender, inovar e desenvolver grandes negócios. Em outras palavras, apoiar e investir no empreendedorismo feminino significa ajudar o Brasil a crescer.   Veja também; Dia do empreendedorismo Feminino, Virgínia Fonseca e Samara Pink inauguram clínica de estética

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