Estou grávida e agora?

Reprodução

A notícia de uma gravidez pode trazer diversas emoções para a futura mamãe. Mesmo se foi uma gravidez planejada ou não pode gerar sentimentos de realização, preocupação com a saúde do bebê, ansiedade e dúvidas,

Quais são os primeiros sintomas

Entre os principais sintomas apresentados por causa da gravidez estão:

  • Inchaço nos seios;
  • Abdômen inchado;
  • Corrimento cor-de-rosa;
  • Cansaço excessivo;
  • Sono fora do normal;
  • Enjoos, sobretudo pela manhã.

Testes de gravidez

Reprodução

Uma vez que para se ter uma gravidez saudável é importante identificar já no começo. Isso pode ser feito por meio de testes e exames

 

Teste de farmácia (urina)

Devido ao fato de durante a gestação existir a secreção de um hormônio chamado Gonadotrofina Coriônica Humana, isso faz com que possa ser identificada a gravidez por meio de um teste de urina. Por certo, esse teste não precisa ser feito em laboratório, podendo ser encontrado em farmácias.

 

Teste de sangue (Beta HCG)

Sob o mesmo ponto de vista, uma forma de confirmar a gravidez é por meio do exame Beta HCG que é feito através de teste de sangue. Visto que por meio dele é possível confirmar a gestação a partir de cinco dias do atraso menstrual. Assim como pode ser identificada através da ultrassonografia obstétrica de I trimestre.

Cuidados na gravidez

Reprodução

Logo depois da confirmação, o primeiro passo é marcar uma consulta com o ginecologista obstetra para iniciar o pré-natal. Esse profissional vai te acompanhar durante toda a gestação.

De acordo com o Ministério da Saúde, o recomendado é no mínimo seis consultas durante a gestação para garantir uma assistência à mãe e ao bebê. Assim como a frequência de consultas é diferente de acordo com as condições individuais de cada gravidez.

Tanto que durante toda a gestação deve-se ser feitos diversos exames para garantir que o bebê e a mãe estão saudáveis. Entre os principais estão: hemograma completo com contagem de plaquetas, exame de glicemia, testes sorológicos para HIV, sífilis, toxoplasmose, CMV, rubéola e hepatites (B e C), o teste de tipo sanguíneo e fator RH, o de Coombs indireto para mulheres RH negativo e exames de urina.

Outros cuidados são a realização de ultrassonografias e cuidados com a alimentação. Além disso, reforça-se a importância dos exercícios físicos, mas sem exageros, visto que é importante que a mãe descanse.

Antes de mais nada, gravidinhas só devem tomar remédios indicados pelo médico que acompanha a gestação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *